Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o carnaval de rua de Juiz de Fora começa a semana com o desfile de quatro blocos até esta quarta-feira, 15, todos com concentração no Parque Halfeld. O bloco Tô no Vermelho abre a agenda nesta segunda-feira, 13, comemorando seus dez anos de fundação, a partir das 19h. Para festejar a primeira década do bloco, durante o desfile, será realizada uma roda de samba com artistas locais, em frente ao Cine-Theatro Central. “Nosso enredo é uma saudação à vida e, dentro dessa proposta, fazemos também a defesa do SUS”, conta Basileu Tavares, responsável pelo Tô no Vermelho.
A folia juiz-forana prossegue na terça-feira, 14, com o Bloco do Batom, que se apresenta das 19h às 22h. Formado por 96 mulheres, o bloco fará seu 14° desfile ao som do grupo Charmosas do Tamborim. O enredo “Dona Fara, uma estrela no céu do Batom” é uma homenagem póstuma à carnavalesca, que desfilava como porta-bandeira da Escola de Samba Unidos do Ladeira.
A ideia de criar um bloco feminino nasceu durante um desfile de escola de samba. “Um grupo de amigas estava reunido no camarote e decidimos sair juntas no carnaval de rua. O nome do bloco foi dado pelo Zé Kodak, nosso padrinho da folia”, conta Ana Maria Braida, filha da homenageada deste ano e uma das fundadoras da agremiação. Ela se orgulha do encontro de gerações promovido pelo bloco. “Temos foliãs desde os 18 anos, até a Luiza Assunção, do Pró-Idoso, que tem 90 anos”.
Na quarta-feira, 15, dois blocos estão programados. Às 18h, tem início a concentração do Bloco da Saúde, criado em 2018. Depois de dois anos de afastamento, por causa da pandemia, o bloco volta às ruas para seu terceiro desfile, com 20 ritmistas na bateria e cantando o enredo: “Saúde é o que interessa, o resto não tem pressa”. Além de defender os cuidados com o corpo e a mente, os foliões exaltarão os profissionais da saúde, considerados verdadeiros heróis na luta contra a Covid-19.
Ainda na quarta-feira, a partir das 20h, o Bloco dos Carteiros, chega para enaltecer a cultura e as riquezas do Estado com o enredo “Riquezas de Minas. Sou mineiro, uai, uai”. Ao som da bateria Cadência Explosiva, da Mocidade Independente do Progresso, o bloco vai abordar as festas juninas e as cidades históricas, entre outras preciosidades.
Programação:
Dia 13/02 – Segunda-feira
* Tô no Vermelho – Parque Halfeld – Rua Halfeld – Av. Getúlio Vargas |Centro | Das 19h às 22h
Dia 14/02 – Terça-feira
* Bloco do Batom – Parque Halfeld – Rua Halfeld – Av. Getúlio Vargas | Centro | Das 19h às 22h
Dia 15/02 – Quarta-feira
* Bloco da Saúde – Parque Halfeld – Rua Halfeld – Rua Batista de Oliveira | Centro | Das 18h às 21h
* Bloco dos Carteiros – Parque Halfeld – Rua Halfeld – Av. Getúlio Vargas | Centro | Das 19h às 22h