Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), começou nesta terça-feira, 24, e vai até o dia 31 deste mês a “Feira Economia Solidária – Edição de verão”, no Espaço Cidade, na Avenida Rio Branco 2.234, Parque Halfeld. São 15 empreendedores juiz-foranos que estão tendo a oportunidade de expor e comercializar seus produtos. A feira faz parte da programação de férias da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e estará aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h. Já aos sábados, a feira ficará abertede 10h às 16h e, no domingo, de 10h às 14h. A entrada é gratuita.
No espaço, o público vai encontrar peças artesanais, acessórios utilitários e decorativos, como bolsas, bonecas de pano, bijuterias, pochetes, necessaires, ecobags, toucas, brincos, colares, pulseiras, panos de copa, toalhas, mantas, painéis em tecidos e plantas ornamentais. Para quem deseja renovar o guarda-roupa de forma mais econômica, há também um brechó com roupas variadas. Participam dessa ação representantes da Cooperativa Lixarte, o Movimento Negro Unificado, o Feijão de Ogun, Associação de Artesãos da Feira de Economia Solidária de Juiz de Fora (Fecosol), Divertidas Linhas e Atelier Coisas D’ Neia.
A integrante da Rede Mineira de Economia Popular Solidária e vice-presidente da Lixarte, Maria Geralda de Souza Lopes, disse que a feira está ajudando na retomada das vendas para esse grupo social, em um cenário pós-pandemia.“Muitas mulheres dependem da comercialização de seus produtos para realizar o sustento de toda a família. É muito importante que esse espaço se torne um local de venda e um ponto turístico de Juiz de Fora, para que seja realizado o desenvolvimento social e econômico da cidade, através da economia e segurança alimentar”, destacou Geralda.
A feira está sendo organizada pelas secretarias de Turismo (Setur) e de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic).