PJF orienta servidores da saúde sobre perigos das chuvas e realiza desratização em Santa Luzia

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a cidade vem sofrendo neste início de ano com as fortes chuvas. E como forma de manter o servidor da Saúde preparado para atender à população, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou nesta quarta-feira, 25, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Luzia, uma capacitação a respeito das possíveis doenças que possam surgir em decorrência das emergências causadas pela chuva.

Conforme o supervisor do setor de Zoonoses, da Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SSVS), da Secretaria de Saúde (SS), José Geraldo de Castro Júnior, “nós achamos bastante oportuno conversar com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) que vão até às residências no intuito de deixar a população alerta para qualquer alteração de saúde, de uma possível doença veiculada pela água. Para que as pessoas procurem o serviço de saúde para um diagnóstico de maneira antecipada, evitando o agravamento de uma possível doença”.

Além disso, como consequência das chuvas, diversos tipos de animais peçonhentos, roedores e transmissores de doenças podem ser desalojados de seus hábitats, oferecendo risco aos moradores. Após a ação na UBS, os Agentes de Combate à Endemias (ACE’s) realizaram combate às pragas nas vias públicas do bairro Santa Luzia, afetado pelas chuvas desta terça-feira, 24.

Segundo José Geraldo, “o risco da transmissão das doenças causadas por esses animais em épocas de enchente é aumentado. Os ACE’s instalaram iscas nas vias públicas com o objetivo de fazer o controle e reduzir a população desses animais, diminuindo assim o risco desta transmissão”.

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio do setor de Zoonoses, realiza, mediante chamado da população, pelo telefone (32) 3690-7030, o controle da população de animais peçonhentos e pragas em áreas externas.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.