“JF é o que Importa” atrai atividades de empresa de importação e exportação em Juiz de Fora

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), lançado no último mês pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic), o programa “JF é o que Importa” apresenta os primeiros resultados: a empresa Aray Comércio de Importação e Exportação, que atualmente exerce as suas atividades em uma região Suframada (área de abrangência da Superintendência da Zona Franca de Manaus), no norte do país, irá ampliar as suas atividades nem Juiz de Fora, via porto seco da cidade. Conheça o programa.

A responsável legal da empresa, Raysa Maranhas, destaca que a decisão de abrir uma rota de importação através do porto seco de Juiz de Fora ocorreu em virtude dos benefícios apresentados pelo Estado de Minas Gerais e de Juiz de Fora. “A cidade se apresenta em um ponto geograficamente estratégico, o que facilita a distribuição da mercadoria para os Estados do Rio de Janeiro e de São Paulo. Além da oportunidade de fomentar o comércio local, o Município possui conexões rodoviárias, ferroviárias, e com condições de fazer desembaraço alfandegário com segurança e agilidade. Outro ponto que merece destaque, além dos benefícios ofertados e da posição geográfica, foi a recepção do Município e do Estado, que vem oferecendo acesso ao diálogo e suporte à empresa. A sinergia é importante e transmite segurança para a empresa, que terá suas instalações no Município”, destaca Raysa Maranhas.

Juiz de Fora e estado de Minas apresentam as oportunidades a potenciais investidores

Dando continuidade ao programa “JF é o que Importa”, representantes da Sedic e do  Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Invest Minas) se reuniram, na última terça-feira, 13, com a Aray Comércio Importação e Exportação para apresentar as vantagens de importação em Juiz de Fora e no estado de Minas Gerais.

A prefeita Margarida Salomão abriu a reunião e destacou o trabalho do Município para fortalecer Juiz de Fora como um grande polo do comércio exterior brasileiro. “Temos o porto seco, já muito utilizado e com potencial de ampliação. Podemos viabilizar o Aeroporto da Zona da Mata para que a cidade venha a ser o grande polo que tem potencial de ser”.

O secretário de Desenvolvimento, Ignacio Delgado, falou das vantagens e oportunidades de Juiz de Fora, como posição estratégica, modais de transporte, além de regimes especiais de tributação oferecidos. “Temos hoje o melhor regime tributário do país, parecido com o de Santa Catarina, porém, aqui, não temos tributos como o Fundo de Combate à Pobreza. Em relação à logística, estamos localizados no epicentro de 60% do PIB brasileiro. Ademais, não temos dificuldade no diálogo com as demais esferas federativas para encontrar as melhores soluções para os investidores e estamos de portas abertas para recebê-los”.

Representando o Invest Minas, a gerente Larissa Batista e o analista de Promoção de Investimentos, Caio Moura, destacaram o “Corredor de Importação”, uma das modalidades de Tratamento Tributário Setorial (TTS) mais solicitadas no estado, pelo qual os incentivos fiscais são concedidos por meio de um processo simplificado e ágil, já sendo padronizados por setor econômico, incluindo diferimento do ICMS e crédito presumido sobre esse mesmo tributo.

Sobre a empresa

No mercado há 13 anos, a empresa faz parte do grupo chinês com sede em Wenzhou Zhejiang, na China. Atual proprietária da First Line, marca de jaquetas de material ecológico conhecido também como PU. A fábrica está sediada em Shangai, que é o maior polo atacadista do mundo, com clientes espalhados por mais de 120 países e está presente em todos os continentes. A Aray também possui outras ramificações, como importação de piso de bambu e um centro de estética.

De acordo com Raysa, hoje, o volume de operações da Aray vai de 25 a 28 contêineres por mês. Com a mudança, a empresa irá expandir o quadro de oito para 25 colaboradores. Em Juiz de Fora, a empresa trabalha com a venda em atacado e varejo de perucas e cabelos humanos.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.