Primeiro Festival Internacional de Cinema e Cultura da Diversidade começa nesta quinta, 8

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), mais de 30 atrações culturais serão oferecidas gratuitamente na primeira edição do Festival Internacional de Cinema e Cultura da Diversidade (Festicidi), que acontece entre os dias 8 e 11 deste mês. Com a proposta de promover, dar visibilidade e valorizar o espírito cosmopolita da cidade e a diversidade cultural de seu povo, a atividade é promovida pela Associação Cultural CineFanon, contando com apoio da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF)/Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).

Durante quatro dias, o público poderá conferir atrações locais, nacionais e internacionais nas áreas de cinema, música, artes plásticas, poesia, teatro, dança, artesanato e gastronomia. A programação está disponível no site do evento.

O Festicidi será realizado em diferentes pontos da cidade, como Praça da Estação, Cine Alameda, Museu Ferroviário de Juiz de Fora e Cine-Theatro Central, onde acontece a abertura oficial, a partir das 18h de quinta-feira, 8. Focado no encontro e na troca de experiências, o festival prevê a montagem da Aldeia Mundo, na Praça da Estação, onde acontece a maior parte das atividades culturais. O local também vai abrigar barracas com cervejas artesanais e comida de boteco.

Já o Museu Ferroviário de Juiz de Fora sediará a Estação Pernambuco (Estado homenageado na edição de estreia do Festicidi), recebendo a exposição “Encantos do Brasil, Xilogravuras e Cultura Popular”, do artista nordestino Pedro Antônio de Lima Santos. Na parte externa do equipamento cultural, vai acontecer a Feira da Diversidade, reunindo produtores independentes da cidade.

A programação do Festicidi inclui ainda três mostras audiovisuais, destacando as temáticas: Cultura Negra; Cultura LGBTQIAP+ e Cultura Indígena, além de oficinas e seminário.

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.