Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), dando continuidade à programação de oficinas de capoeira, iniciada na última semana, mais cinco encontros serão realizados entre esta quinta-feira, 1º, e dia 8. Gratuitas e livres para todos os públicos, as atividades são desenvolvidas pelos mestres Jaguar e José Dimas, além do professor Caramujo e do contramestre Costela. Os profissionais foram selecionados por meio do Edital de Credenciamento, lançado pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), com recursos de emenda parlamentar da vereadora Tallia Sobral.
O objetivo das oficinas é possibilitar debates e vivências em prol da salvaguarda da capoeira, que é um bem imaterial, preservando sua identidade e sua cultura ancestral. Também é uma estratégia para promover a valorização da prática da capoeira e dos saberes relacionados a ela. Os interessados podem se inscrever no local de realização das oficinas, antes do início das atividades:
Programação:
– Dia 1º – Quinta-feira | Mestre Jaguar
Local: E. M. Professora Dilamar Carvalho dos Santos (Rua Yolanda Falci Ronzani 3 – Remonta)
Horário: 18h – Credenciamento | 19h às 21h – Vivência
– Dia 3 – Sábado | Mestre Dimas
Local: Praça CEU (Avenida Juscelino Kubitschek 5.899 – Benfica)
Horário: 8h30 – Inscrições| 9h30 às 12h – Oficina com vivência + exibição do filme “História de Leopoldina e do mestre Dimas”
– Dia 6 – Terça-feira | Mestre Dimas
Local: E. M. Jovita de Montreuil Brandão (Rua Maestro José Quirino. Residencial Parque das Águas – Monte Castelo/Jardim Cachoeira)
Horário: 8h – Inscrições | 9h às 11h – Oficina
– Dia 7 – Quarta-feira | Professor Caramujo
Local: Instituto de Educação e Cidadania (Centro de Referência dos Direitos Humanos – R. Vitorino Braga, 126 – Vitorino Braga)
Horário: 17h às 19h
*Evento restrito aos assistidos pela instituição
– Dia 8 – Quinta-feira | Mestre Jaguar
Local: E. M. Manuel Bandeira (Rua Antônio Meurer 127 – Nossa Senhora Aparecida)
Horário: 18h – Credenciamento | 19h às 21h – Oficina
O ciclo de oficinas foi iniciado no último domingo 27, durante o Encontro de Artes Urbanas realizado na Praça Déa Caputo Monachesi, no Bairro Caiçaras. No dia 28, segunda-feira, foi a vez do Bairro Ipiranga receber a oficina, na E. M. Jesus de Oliveira. Os dois primeiros encontros foram coordenados pelo contramestre Costela.