Os atletas brasileiros mostraram no domingo (23.10) a força do badminton nacional em Lima. Após cinco dias de disputas no Peru International Series 2022, a delegação do Brasil terminou em primeiro lugar no quadro geral de medalhas, com 11 pódios (4 ouros, 3 pratas e 4 bronzes).
Nas semifinais e finais das Duplas Mistas, só deu Brasil em quadra. O último jogo contou com Fabrício Farias e Jaqueline Lima enfrentando Davi Silva e Sania Lima, e terminou em vantagem de 2 sets a 1, com parciais de 19/21, 21/19 e 15/21, para os piauienses Jaqueline e Fabrício. Na disputa pelo terceiro lugar, Gabriel Cury/Jackeline Luz e Matheus Voigt/Tamires Santos conquistaram a medalha de bronze na competição peruana.
Pela Simples Masculina, o brasileiro Jonathan Matias mostrou sua superioridade contra o adversário salvadorenho Uriel Canjura e ganhou o ouro após o resultado de 2 a 0 (21/12 e 21/15). Na Simples Feminina, Juliana Viana mais uma vez mostrou uma performance de alto nível ao derrotar a atleta mexicana Haramara Gaitan por 2 a 0, com placar duplo de 21 pontos para o Brasil contra 16 do México.
Jaqueline Lima garantiu a dobradinha dourada ao vencer com sua parceira Sâmia Lima a Dupla Feminina, também verde e amarela, formada por Sania Lima e Tamires Santos, que ficou com a medalha de prata.
Nas Duplas Masculinas, Jonathan Matias e Davi Silva conquistaram a prata após a vitória da dupla formada pelo canadense Lam Wai Lok e o inglês Lan Pong, por 2 a 0 com parciais de 21/17 e 21/17. O terceiro lugar no pódio também foi ocupado pelo Brasil com a conquista do bronze pelas duplas formadas por Isak Batlha/Matheus Voigt e os irmãos Fabrício Farias/Francielton Farias.
Fonte: Confederação Brasileira de Badminton