Crianças do Parque das Águas aprendem sobre a fauna e flora locais

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o encontro desta semana do projeto “Nossa Escola: Segurança, Cidadania e Cultura de Paz” levou curiosidades da fauna e da flora da cidade para os alunos da Escola Municipal Jovita de Montreuil Brandão, no Parque das Águas. Para encerrar a abordagem do tema meio ambiente, técnicos da Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur) foram convidados a participar das atividades, enriquecendo a experiência das crianças.

Sementes de árvores como a Sapucaia, o Pau-Ferro, o Jacarandá Mimoso e a  Paineira, espécies da Mata Atlântica, presentes no Parque da Lajinha foram apresentadas para conhecimento e manuseio dos alunos. Mas chamou a atenção da turminha os animais raros existentes na Unidade de Conservação e que pouca gente conhece. Exemplares preservados em vidro de um caranguejinho que habita o lago do parque, um carrapato grande, retirado de bicho preguiça, e uma espécie de sapinho desconhecido até o ano de 2013, quando pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) o identificaram no parque tomaram a imaginação dos pequenos. Todos queriam ver de perto o “Adelophryne Meridionalis”, nome científico do anfíbio, que mede menos de um centímetro na fase adulta.

O “Nossa Escola” é fruto de uma parceria entre as secretarias de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) e de Educação (SE). O projeto propõe o desenvolvimento de ação para a construção de uma cultura de paz nas escolas, como condição para uma sociedade mais segura. Desde março, o paradigma da prevenção vem sendo reforçado, com atividades lúdicas, artísticas e culturais, mobilizando e transformando o modo como os alunos e a comunidade se relacionam e enxergam a escola.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.