Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), “Os óculos mágicos de Charlote”, livro infantil que propõe enxergar o mundo como ele deveria ser, foi o ponto de partida para o desenvolvimento de atividade com alunos da Escola Municipal Jovita de Motreuil Brandão, no Parque das Águas, nesta segunda-feira, 3. Eles fizeram passeio pela comunidade, usando óculos iguais aos da personagem, para observar como poderia ser o ambiente ao redor.
As servidoras da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), que desenvolvem o projeto “Nossa Escola: Segurança, Cidadania e Cultura de Paz na unidade, foram convidadas para a caminhada. E, com os mesmos óculos, elas percorreram áreas ao redor da escola, observando as questões ambientais da localidade. “A atividade dialoga com uma das temáticas do Nossa Escola, que é ‘conhecer para preservar’, tema que abarca o respeito ao meio ambiente”, explicou a, assessora da Sesuc, Janaína Sara Lawall.
Quando Charlote coloca os óculos, ela vê o mundo ideal, belo, com uma solução para cada problema. A história indica que pequenas atitudes podem fazer a diferença. Sob essa perspectiva, a escola buscou despertar nos alunos um olhar diferente para com seu ambiente e até incentivar mudanças conscientes de comportamentos.
O “Nossa Escola” é fruto de uma parceria entre as secretarias de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) e de Educação (SE). O projeto propõe ações para a construção de uma cultura de paz nas escolas, como condição para uma sociedade mais segura. Desde março, o paradigma da prevenção vem sendo reforçado com atividades lúdicas, artísticas e culturais, que vêm mobilizando e transformando o modo como os alunos e a comunidade enxergam a escola.