Prefeita inaugura novo serviço para avaliação de alunos com deficiência da rede municipal

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), foi inaugurado pela PJF nesta terça-feira, 4, o Serviço Especializado de Avaliação Multidisciplinar em Transtorno do Neurodesenvolvimento (Seam) para o município. O projeto inédito ocorre em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), instituição conveniada à Prefeitura, onde serão realizadas as avaliações.

O Seam visa realizar um atendimento especializado na avaliação de casos dos alunos com deficiência matriculados na rede municipal de ensino por meio de uma junta médica, o que dá mais qualidade ao processo. Segundo a prefeita Margarida Salomão, “o que aconteceu hoje é uma mobilização dos recursos da cidade em todos os seus níveis. Através de uma das mais proeminentes, tradicionais e prestigiosas organizações da sociedade civil que nós temos, que é a Apae. É muito bom que vocês não só venham historicamente desenvolvendo um trabalho inestimável, mas que esse espaço possa hoje ser aproveitado por mais gente. E quem vai botar essas pessoas aqui é a Prefeitura”.

O secretário de saúde, Ivan Chebli, destacou esse momento muito importante para o Sistema Único de Saúde (SUS), em especial para as pessoas com deficiência. “Estamos inaugurando um serviço que vai atender a um grande público nessa parceria com a Apae. Estamos constituindo duas equipes multidisciplinares, que vão dar atendimento integral para essas crianças, fazendo desde o diagnóstico até o acompanhamento e alta, quando possível. Estamos criando um serviço pioneiro no município que vai atender não só os atuais usuários da Apae, como as crianças egressas do sistema de ensino, encaminhada pelos serviços de saúde”.

Na mesma linha, a secretária de educação, Nádia Ribas, aponta que o Seam é um serviço “inédito para atender nossos alunos nessa interface, entre saúde e educação. Hoje é um dia de encontro desses setores para atender os alunos plenamente. É um serviço sonhado há muito tempo, então é uma alegria poder ofertar a cidade algo que vai garantir muito mais a inclusão de nossos alunos com deficiência”.

Conforme a presidente da Apae Juiz de Fora, Sandra Helena Pinto, “o projeto veio para somar e aumentar o atendimento. É a nossa missão trazer os que precisam para a nossa Apae. É uma nova parceria e a Prefeitura acreditou no nosso trabalho, que é de excelência”.

Um decreto será publicado pela PJF implementando o serviço que começa a funcionar nas próximas semanas. O anúncio inicial foi feito em 04 de agosto, no mesmo local da inauguração, com as presenças de representantes da Prefeitura e da Apae, e foi assinado no dia 8 de agosto o Decreto Nº 15.431, que instituiu a junta médica para a realização dos trabalhos. Para execução, o valor anual estimado é de R$738.031,44.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.