Despoluição do Rio Paraibuna – Coletor de esgoto do Córrego Marilândia recebe obras complementares

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a  Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) está avançando com as obras do projeto de despoluição do Rio Paraibuna no Córrego Marilândia. Após concluir a implantação dos 800 metros do coletor de esgoto nas margens do curso d’água, agora, os trabalhos estão focados nas vias próximas, que irão receber um total de 500 metros de redes complementares de PVC. Atualmente, a intervenção está focada em um terreno na altura da Rua dos Rubis, no bairro Marilândia. A previsão é de que os serviços sejam finalizados ainda neste semestre.

“Essas redes irão auxiliar o coletor a encaminhar o material que antes era despejado no córrego para a nossa Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) União-Indústria, no bairro Granjas Bethel. Isso representa mais qualidade de vida para os moradores da região, auxiliando na redução de doenças, no aumento da expectativa de vida, entre outros benefícios”, detalhou o diretor de desenvolvimento e expansão da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), Marcelo Mello do Amaral.
O curso d’água é afluente do Córrego São Pedro, um dos mais extensos do município, que abrange a Cidade Alta, além de comunidades como Vale do Ipê e Borboleta. Ao longo dos próximos anos, o Córrego São Pedro receberá 12 mil metros de redes coletoras, dos quais 5.200 já foram implantados.

Projeto de despoluição

Orçado em mais de R$ 130 milhões, o conjunto de obras de despoluição do Rio Paraibuna abrange a implantação de 40 mil metros de redes nas margens do rio e intervenções nos córregos Tapera, Matirumbide, Yung e São Pedro. O projeto prevê também a implantação de cinco estações elevatórias de esgoto, das quais duas já estão em atividade. Além da ETE União-Indústria, em operação desde junho de 2020, a iniciativa ainda inclui a ampliação da ETE Barbosa Lage e a construção de uma nova ETE no bairro Santa Luzia.

Em maio deste ano, a PJF inaugurou a estação elevatória de esgoto Independência, ao lado do Viaduto Augusto Franco, no Centro e, desde então, o índice de tratamento no município saltou de 7,5% para 31%. No mês seguinte, foi retomada a implantação de 3.800 metros de tubulações do coletor tronco de esgoto do Córrego Tapera, que passa pelas comunidades de Bom Clima, Bandeirantes, Eldorado e Santa Terezinha. Em agosto, começaram os serviços de implantação dos 7.800 metros do coletor tronco do Córrego Santa Luzia, no bairro de mesmo nome.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.