O paranaense Vitor Tavares, único representante brasileiro no badminton nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020 e quarto colocado na competição, conquistou a medalha de bronze no Internacional da modalidade, disputado na Tailândia, na última sexta-feira, 19.08.
Após liderar o grupo na primeira fase, Vitor, da classe SH6 (atletas de baixa estatura), derrotou o indiano Sivarajan Solaimalai por 2 sets a 0 (parciais (21/18 e 23/21) nas quartas de final.
Na semifinal, o curitibano foi superado pelo francês Charles Noakes, pelos mesmos 2 sets a 0 (21/15 e 21/12). Como não houve disputa pelo terceiro lugar, o brasileiro ficou com o bronze, assim como o inglês Krysten Coombs. O britânico, inclusive, também conquistou o bronze nos Jogos de Tóquio, ao derrotar o próprio Vitor no duelo pela terceira posição do megaevento.
O ouro ficou com o chinês Man Kai Chu, que, na decisão, derrotou o medalhista de prata Charles Noakes por 2 sets a 0 (23/21 e 21/15). Outro brasileiro na competição, Marcelo Conceição, classe WH1 (cadeirantes), perdeu as duas partidas na primeira fase e não avançou aos playoffs.
Esta é a quinta medalha de Vitor Tavares em uma etapa do Internacional da modalidade neste ano. No Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, o paranaense foi ouro. Já em Ottawa, no Canadá, e em Vitória, na Espanha, ele ficou com a prata. Em Dublin, na Irlanda, o brasileiro faturou o bronze.
Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)