Avanço nas obras de Despoluição do Rio Paraibuna gera desvio de 20 linhas de ônibus na Zona Sul

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), para a implantação do tronco coletor de esgoto do bairro Santa Luzia, mais um importante passo para a despoluição do Rio Paraibuna e dos córregos da cidade, a Avenida Ibitiguaia será interditada no trecho após a interseção com a Rua Thereza Nogueira dos Santos até o entroncamento com a Avenida Santa Luzia, no sentido Ipiranga para o bairro Santa Luzia, a partir desta sexta-feira, 26. Por este motivo, 20 linhas de ônibus que atendem a região vão ter o itinerário alterado no sentido bairro/Centro. São elas: 106, 113, 114, 118, 129, 130, 131, 132, 133, 134, 135, 136, 137, 140, 141, 142, 143, 145, 190 e 590.

 

A previsão é que a obra na Avenida Ibitiguaia tenha duração de um mês. Um trecho das avenidas Ibitiguaia e Sérgio Vieira Mendes, que margeiam o Córrego Ipiranga, serão invertidos. Já na Rua Dr. Costa Reis, a circulação será limitada apenas no sentido Teixeira/Santa Luzia. A Rua Renato Pandolfi, no Ipiranga, passa a ser trajeto de todas as vinte linhas de ônibus e dos veículos pesados, por isso, o estacionamento em ambos os lados da via será terminantemente proibido. O desvio montado para o transporte coletivo e para os veículos pesados é diferente do destinado aos carros e motos, que devem seguir do bairro Ipiranga em direção ao Centro pelo bairro Teixeiras, utilizando o seguinte trajeto: Rua Thereza Nogueira dos Santos, Av. Ibitiguaia, Av. Sérgio Vieira Mendes e depois acessar o bairro Cascatinha pela Avenida Pantaleone Arcuri.

 

As duas linhas da Zona Sul que atendem à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a 190 e 590, além da alteração de itinerário, vão passar por inversão na ordem do atendimento aos bairros. Até o momento, as linhas atendem primeiro ao bairro Santa Luzia para depois seguirem em direção ao Sagrado Coração. A partir desta sexta-feira, 26, o ônibus vai circular atendendo primeiramente aos moradores do Sagrado Coração e, posteriormente, à população de Santa Luzia. Essa alteração ocorre somente no sentido bairro/UFJF.

 

Os agentes de transporte e trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) estarão presentes durante as mudanças para orientar motoristas e passageiros além de fiscalizar todas as alterações de trânsito e itinerário.

 

Confira as alterações de itinerários de cada linha no sentido Bairro/Centro:

 

Linhas 106, 113, 114, 118, 134, 135, 136, 137, 140 e 145:

– Itinerário bairro/Centro:…Rua Bady Geara, Avenida Darcy Vargas, Rua Augusta Sobreira Tostes, Rua Renato Pandolfi, Rua Almiro Ribeiro de Toledo, Rua Elvira Bellei, Rua José Nunes Leal, Avenida Santa Luzia, Rua Água Limpa, Rua Chácara, Rua Dom Silvério, Rua Barão de Aquino, Rua Belmiro Braga, Avenida Barão do Rio Branco…

 

Linhas 129, 130, 131 e 133

– Itinerário bairro/Centro:…Avenida Darcy Vargas, Rua Augusta Sobreira Tostes, Rua Renato Pandolfi, Rua Almiro Ribeiro de Toledo, Rua Elvira Bellei, Rua José Nunes Leal, Avenida Santa Luzia, Rua Água Limpa, Rua Chácara, Rua Dom Silvério, Rua Barão de Aquino, Rua Belmiro Braga, Avenida Barão do Rio Branco…

 

Linha 132

– Itinerário bairro/Centro: Rua Elmaia Cunha – Ponto Final, Rua Almiro Ribeiro de Toledo, Rua Elvira Bellei, Rua José Nunes Leal, Avenida Santa Luzia, Rua Água Limpa, Rua Chácara, Rua Dom Silvério, Rua Barão de Aquino, Rua Belmiro Braga, Avenida Barão do Rio Branco…

 

Linhas 141, 142 e 143

– Itinerário bairro/Centro:…Rua Dr. Costa Reis, Avenida Darcy Vargas, Rua Augusta Sobreira Tostes, Rua Renato Pandolfi, Rua Almiro Ribeiro de Toledo, Rua Elvira Bellei, Rua José Nunes Leal, Avenida Santa Luzia, Rua Água Limpa, Rua Chácara, Rua Dom Silvério, Rua Barão de Aquino, Rua Belmiro Braga, Avenida Barão do Rio Branco…

Linhas 190 e 590

– Itinerário bairro/Centro:…Rua Dr. Costa Reis, Avenida Darcy Vargas, Rua Bady Geara…

Observação: A região de Santa Luzia será atendida após o ponto final do Bairro Sagrado Coração.

 

Despoluição do Rio Paraibuna

 

A despoluição do Rio Paraibuna e dos córregos da cidade é mais uma importante obra que a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) está realizando atualmente. Em Santa Luzia, serão instaladas aproximadamente 7.800 metros de novas tubulações nas duas margens do curso d’água, com isso, o esgoto que antes era despejado no córrego, será encaminhado para uma unidade de tratamento, preservando o meio ambiente e melhorando a qualidade de vida dos moradores da região. A implantação do coletor tronco Santa Luzia permitirá ampliar em mais 12% o volume de esgoto tratado na cidade.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.