Festival Transforma promove atividades para escolas do Rio de Janeiro

Cerca de 500 alunos de duas escolas municipais do Rio de Janeiro vivenciaram na última semana momentos que ficarão marcados em suas memórias por muito tempo. Através do Festival Transforma, iniciativa do Transforma, programa de disseminação dos Valores Olímpicos do Comitê Olímpico do Brasil, os jovens participaram de uma série de atividades, como clínicas esportivas, oficinas artísticas e muito esporte olímpico.  O Festival foi realizado na quarta-feira, dia 17, com os alunos da Educação Infantil e do Fundamental I do Primário Educacional Olímpico Ivone Nunes Ferreira, no Parque Aquático Maria Lenk, e na sexta, dia 19, com os alunos do Fundamental I do PEO José de Mello, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

“O Festival Transforma foi criado como uma oportunidade de reforçar os conteúdos do programa com os alunos. Ver os alunos vivenciando e aprendendo sobre os valores positivos do esporte é um orgulho enorme para o COB.  Queremos incentivar cada vez mais a promoção dos valores olímpicos de excelência, respeito e amizade e nada melhor do que combinar isso com o ambiente educacional”, afirmou Carolina Araújo, gerente de Cultura e Valores Olímpicos do COB.

Para vivenciar plenamente a experiência olímpica, os alunos tiveram clínicas de atletismo, badminton, tênis de mesa, wrestling e judô, além de uma oficina de desenho sobre habilidades socioemocionais e Valores Olímpicos. Um dos pontos altos dos dias foi a aparição surpresa da mascote do Time Brasil, o Ginga, que foi logo abraçado pela animada garotada.

“Que dia, tudo incrível! Nossos alunos experimentaram um pouquinho de algumas modalidades esportivas e, com certeza, puderam cultivar em seus corações novas expectativas de futuro. Tenho certeza que esse foi o pensamento de nossos alunos nesse Dia Olímpico que o Transforma proporcionou. Aprender que o esporte pode transformar suas vidas foi a lição que os alunos do PEO José de Mello levaram para casa. Parabéns ao COB, por levar à Santa Cruz um pouquinho de esperança e otimismo aos nossos alunos”, celebrou Liliane De Melo Marques, Diretora do PEO José de Mello.

Este foi o segundo Festival do Transforma no ano. No início do mês, foram realizadas ações com escolas de Santos (SP). Agora, o Transforma já se prepara para uma nova ação. Em outubro, o destino será o município de Teresópolis, no Rio de Janeiro. A previsão é de que mais de 900 jovens participem das atividades.

O objetivo do Transforma é levar a temática olímpica para a escola, em todas as disciplinas, e contribuir para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, em consonância com as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ao todo, mais de 33.000 crianças e jovens da Educação Infantil ao Ensino Médio já foram impactados por ações do Transforma.

Fonte:  COB




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.