Paralimpíadas Escolares em Natal começam nesta quarta-feira, 24, com a participação de 300 atletas de nove Estados

As disputas das Paralimpíadas Escolares 2022 em Natal começam nesta quarta-feira, 24, com a participação de cerca de 300 jovens atletas com deficiência que vão competir em provas de atletismo, natação e bocha. Esta é a segunda fase regional da competição realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e vai ocorrer até sexta, 26. A primeira etapa aconteceu em Brasília e teve o Estado de Minas Gerais como campeão.

As provas de atletismo acontecerão entre os dias 24 a 26 na pista de Atletismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), enquanto as de natação, nos dias 25 e 26, no Colégio Marista Natal. As disputas de bocha também vão de quarta a sexta, no Centro de Convenções de Natal.

Imprensa: Os profissionais de imprensa que pretendem cobrir o evento deverão enviar um e-mail para imp@cpb.org.br com nome, documento e veículo
.

Já a cerimônia de abertura aconteceu na noite desta terça-feira, 23, no Hotel Wish Natal. Participantes de todas as delegações puderam assistir ao desfile de porta-bandeiras e à atleta potiguar de bocha Alyce Victória Cavalcante, cadeirante, acender a tocha paralímpica, ato que marcou o início das Paralimpíadas Escolares.

Houve ainda um juramento realizado pela atleta Laissa Guerreira, da delegação paraibana, e pela árbitra Mônica Pereira, que falou em nome de todos os árbitros da competição.

Estiveram presentes autoridades como Yohansson Nascimento, vice-presidente do CPB; Ramon Pereira, diretor de Desenvolvimento Esportivo do CPB; Antenor Roberto de Medeiros, vice-governador do Estado; Getúlio Marques Ferreira, secretário de Educação do Estado, Márcia Gurgel, secretária-adjunta de Educação do Rio Grande do Norte, Francisco França, subsecretário de Esporte e Lazer, entre outras.

“É com muita alegria que estou aqui. Foi o esporte paralímpico que mudou a minha vida. Às vezes, a sociedade olha a pessoa com deficiência como um ser humano incapaz, que não consegue ser o que almeja. O esporte paralimpíco vai mostrar o seu potencial, e vocês [jovens atletas] vão conseguir representar os seus estados, o seu país e, muitos de vocês, estarão em 2028 ouvindo o hino nacional nos Jogos Paralímpicos. Vocês são o orgulho do povo brasileiro”, discursou Yohansson Nascimento.

“Nessa noite vocês representam os valores paralímpicos. Você trazem a amizade, o respeito, a excelência, a igualdade, a determinação, a inspiração e a coragem. Vocês são vitoriosos. Neste dia que estamos abrindo esta etapa regional, estou muito feliz em assistir a essa felicidade de vocês. Viva o paradesporto”, completou Antenor de Medeiros, vice-governador do Rio Grande do Norte.

A medalhista paralímpica potiguar Thalita Simplício, medalhista de prata nas provas dos 200 m e 400 m pela classe T11 (deficiência visual) nos Jogos de Tóquio, também esteve presente no evento, além de membros de associações do Nordeste que atuam com o paradesporto.

“O esporte paralímpico abre portas, forma pessoas e muda histórias de milhares de famílias. Eu declaro abertas as Paralimpíadas Escolares”, finalizou Thalita.

“Temos uma expectativa muito boa para esta etapa em Natal. Esperamos que essas crianças e jovens com deficiência se divirtam, mas saibam que estão aqui para participar da competição com empenho, em busca do resultado”, afirmou Ramon Pereira, diretor de Desenvolvimento Esportivo do CPB.

Para 2022, a competição conta com novo formato e agora prevê três fases regionais e uma fase nacional. Após Brasília receber participantes das regiões Norte e Centro-Oeste do país, entre os dias 9 e 12 de agosto, Natal contemplará a fase regional Nordeste das Paralimpíadas Escolares. Já o Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, será a sede da etapa Sul-Sudeste (exceção a Minas Gerais, que participou da regional Brasília) de 7 a 9 de setembro. A fase nacional acontecerá de 23 a 25 de novembro, também em São Paulo, no mesmo local.

Na capital potiguar, as unidades da federação que contarão com jovens com deficiência participantes nesta regional são Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.

A estimativa é que a competição tenha, ao todo, 3 mil crianças com deficiência envolvidas nas provas das fases regionais e da nacional.

Para as regionais, foram selecionadas as modalidades que possuem um grande número de inscritos na fase nacional. O intuito da diretoria de Desenvolvimento Esportivo do CPB, responsável pela organização do evento, é ter os melhores atletas de cada região do país nas disputas em novembro.

Os três primeiros colocados nos regionais de atletismo e natação vão se classificar automaticamente para a fase nacional, em São Paulo, que acontecerá em novembro, no CT Paralímpico. Já na bocha, os dois primeiros, por gênero, vão conquistar a vaga.

As Paralimpíadas Escolares são idealizadas e organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2009 e é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. No ano passado, a competição contou com mais de 900 atletas, de 25 unidades da federação.

Serviço

Atletismo
Dias e horário: de 24 a 26 de agosto, das 8h às 12h
Local: Pista de Atletismo da UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte Estrada do Ginásio de Desportos
Endereço: Rua do Esporte. Campus Universitário – Lagoa Nova, Natal

Bocha
Dias e horários: 24 e 25 de agosto, das 8h às 17h; 26 de agosto, das 8h às 12h
Local: Centro de Convenções de Natal
Endereço: Via Costeira Sen. Dinarte Medeiros Mariz – Ponta Negra, Natal, 59090-002

Natação
Dias e horários: 25 de agosto, das 14h às 17h; 26 de agosto, das 8h às 12h
Local: Colégio Marista Natal
Endereço: Rua Apodi 330 – Tirol, Natal, 59020-130

Cerimônia de Encerramento – Dia 26/08 – 19h
Local: Wish Natal Resort – Sala Ponta Negra
Endereço: Via Costeira Sen. Dinarte Medeiros Mariz, 5525 – Parque das Dunas, Natal

Fonte:  Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.