Prefeitura promove café solidário para a população em situação de rua

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), dando continuidade às atividades do Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou, na manhã desta sexta-feira, 19, na Fundação Maria Mãe, um café solidário. O evento contou com a presença de secretários municipais, do Comitê Intersetorial da Política Municipal para a População em Situação de Rua (Pop Rua) e de pessoas em situação de rua. Todas essas ações visam criar um espaço de acolhimento para essas pessoas que, na maioria das vezes, não têm acesso às condições básicas.

 

Para a secretária de Governo, Cidinha Louzada, essa ação é de extrema importância, reforçando a atuação da Prefeitura na assistência e garantia de direitos dessa parcela da população. “Desde o primeiro dia que tomamos posse, a prefeita pediu a visibilidade e o nosso apoio à população em situação de rua. Queremos tirá-los dessa invisibilidade. Entendemos que a situação é difícil, mas precisamos encontrar a saída no desenvolvimento de políticas públicas. A comida é importante e a casa também, mas precisamos criar autonomia, esse é o nosso trabalho”, afirma.

 

A vice-presidente da Fundação Maria Mãe, Maria Helena Pereira, também destacou a importância do momento como forma de inclusão social. “Desde 1963, a Fundação Maria Mãe funciona como um ponto de apoio para as pessoas em situação de rua no município. São atendidas cerca de 200 pessoas por dia e, em função da pandemia, esse número tem aumentado. Aqui na fundação, todos são acolhidos. Atendemos desde a pessoa que está em situação de rua há mais tempo, catadores de reciclagem, migrantes, pessoas com residências precárias, entre outros”.

 

José de Almeida é um dos assistidos pela Fundação. Ele conta que se sente acolhido pelo espaço. “Eles nos vêem e nos abraçam. Eu venho sempre tomar café aqui. Se não tivesse esse apoio, tudo seria mais difícil. Essa amizade e união que nos motiva”.

 

Durante esta sexta também ocorre o seminário “Reflexões sobre os 12 anos da Política Nacional de Atendimento à População em Situação de Rua Avanços e Desafios”, na Casa dos Conselhos, localizada na Rua Halfeld, 450/7º andar. No final do dia, a prefeita Margarida Salomão (PT) participa do “Jantar Pop Rua” ao lado de secretários municipais e da população em situação de rua no Restaurante Popular.

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.