Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, anunciou em vídeo divulgado nas redes sociais nesta sexta-feira, 19, a reabertura do Museu Mariano Procópio para a população no próximo dia 7 de setembro. “Depois de 15 anos, o Museu Mariano Procópio estará reaberto para visitação pública. Essa reabertura não é só uma celebração de Juiz de Fora, mas de todo o Brasil. O Brasil poderá, mais uma vez, reconhecer, revisar e visitar o precioso acervo do Museu Mariano Procópio. Vamos fazer essa reabertura dentro das nossas comemorações do Bicentenário da Independência Brasileira, um trabalho muito bonito feito nesse período em que estamos com a responsabilidade de governar a cidade”, destacou a prefeita.
A historiadora Maria Lúcia Horta Ludolf de Mello, diretora do Museu Mariano Procópio, agradeceu à prefeita pela conquista. “É um momento de celebração e de gratidão pelo apoio incondicional da prefeita Margarida Salomão que acreditou na equipe e se empenhou pessoalmente nesse processo, liderando todo o trabalho para chegarmos a esse sucesso: a entrega dessa preciosa joia juiz-forana, o Museu Mariano Procópio, para a população brasileira”.
A diretora-geral da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), Giane Elisa Sales de Almeida, destacou a importância dessa ação no período de celebração do bicentenário da independência. “É importantíssimo refletir sobre o que isso significa para o Brasil e para a cidade de Juiz de Fora. É um momento de reflexão e revisão desse bicentenário. O Museu Mariano Procópio, segundo acervo imperial do país, traz memórias afetivas a todos nós. É importante que todos e todas tenham acesso à casa, ao Parque, ao acervo”.
“Bicentenário da Independência do Brasil – rememorar o Brasil: a independência e a construção do Estado-Nação”
A exposição “Bicentenário da Independência do Brasil – rememorar o Brasil: a independência e a construção do Estado-Nação”, no Museu Mariano Procópio (Mapro), marca a reabertura do primeiro museu de Minas Gerais e segundo maior acervo do império no Brasil. A exposição será aberta ao público, de forma gratuita.
Segundo maior acervo imperial do país
O Museu Mariano Procópio tem um acervo com cerca de 53 mil peças entre pinturas, esculturas, gravuras, desenhos, livros raros, documentos, fotografias, mobiliário, prataria, armaria, numismática, cartofilia, indumentária, porcelanas, cristais e peças de história natural. O Império brasileiro é um dos destaques do acervo. Os trajes da coroação, da maioridade e do casamento de dom Pedro II e o traje de corte da princesa Isabel estão entre as mais significativas peças do museu. O acervo de mobiliário é considerado um dos mais importantes do país, destacando-se pela coleção de peças desde o século 16 até o século 19.