Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a prefeita Margarida Salomão participou, na noite desta terça-feira, 12, da solenidade de abertura do Minas Láctea, um dos maiores eventos do setor de leite e derivados da América Latina. Realizada no Expominas, a edição de 2022 marca a retomada presencial do evento após dois anos, devido às medidas de restrição da Covid-19, e a expectativa é de receber mais de 12 mil visitantes durante os três dias, movimentando cerca de R$ 220 milhões em negócios.
Durante a cerimônia, a prefeita falou sobre a importância do evento para o desenvolvimento do município e região. “É motivo de orgulho para nossa cidade sediar mais uma vez esse evento que tem como eixo o setor laticinista. Considero esse eixo estratégico no ponto de vista de desenvolvimento da nossa região e do estado de Minas Gerais. Destaco, também, que a Prefeitura, através das secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic), está articulando um Arranjo Produtivo Local (APL) do Queijo Minas em Juiz de Fora e demais cidades do entorno, um empreendimento fadado ao sucesso”.
De acordo com dados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), em 2021, 800 pecuaristas de Juiz de Fora produziram mais de 20 milhões de litros de leite. Os laticínios do município produziram 323 mil unidades de produtos derivados do leite, e o Queijo Minas representa mais de 90% dessa produção.
A secretária da Seapa, Fabiola Paulino da Silva, ressaltou que “a cadeia produtiva do leite é a principal atividade econômica agropecuária do município de Juiz de Fora e, eventos como o Minas Láctea, reforçam ainda mais a importância do setor para a economia local. O evento divulga os avanços da ciência, pesquisa e tecnologia na pecuária leiteira. Sem dúvida nenhuma, é uma oportunidade para os produtores conhecerem as novidades em tecnologia e em produtos do setor, trocar experiências e estabelecer novos ambientes de negócios”.
Programação segue até quinta-feira, 14
O evento é uma realização da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). Neste ano, são 174 empresas participando da Exposição de Máquinas, Equipamentos, Embalagens e Insumos para a Indústria Laticinista (Expomaq) e 16 laticínios na Exposição de Produtos Lácteos (Expolac). O público tem a oportunidade de realizar negócios, se atualizar sobre novas tecnologias pertinentes ao setor, aprimorar conhecimentos técnicos na área, além de conhecer novidades em equipamentos, maquinários e insumos para a cadeia do leite. A programação completa e outros detalhes podem ser conferidos no site.
No Expominas, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) está presente das 14h às 21h, em estande próprio, para divulgar e atender os visitantes com informações sobre os serviços e projetos executados no âmbito municipal que envolvem a cadeia do leite, geração de emprego e renda no setor e turismo.
Além disso, a PJF promoverá nesta quarta-feira, 13, das 18h às 20h, e quinta-feira, 14, das 16h às 18h, visitas guiadas pelos estandes instalados no local. Os produtores e empreendedores interessados nas visitas podem se inscrever pelo whatsapp: 2104-8619.