Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, uma aula animada com músicas de carnaval e com direito a adereços típicos aconteceu dentro do quartel da Guarda Municipal na tarde desta quarta-feira, 20. A atividade reuniu as alunas inscritas no projeto comunitário da academia da Guarda. Divididas em estações, elas se exercitaram, se divertiram e nem viram o tempo passar. No final, uma mesa aguardava todas para repor as energias com um lanche leve e saudável. As frutas servidas foram doadas por comerciantes das feiras do São Mateus e Bandeirantes, através da articulação com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).
O aulão de carnaval trouxe mais que oferta de atividade física para as alunas, cuja média de idade é de 45 anos. Turmas de dias diferentes se encontraram, interagindo e dando impulso para a dinâmica. As fantasias também contribuíram para a entrada no clima. Óculos, laços, marabus, saias de filó coloriram a academia e o dia de mulheres que antes passavam as tardes dentro de suas casas.
A concretização da abertura da academia de ginástica da Guarda Municipal às moradoras da região do bairro São Bernardo está sendo possível graças a uma parceria da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), que cedeu uma profissional para desenvolvimento das atividades com o núcleo comunitário. “Nós estamos podendo realizar um trabalho muito diversificado com as alunas, porque a estrutura e os equipamentos aqui são excelentes”, afirmou a professora de educação física, Carolina Bellei.
O projeto coloca em prática o propósito de abrir a Guarda Municipal, por meio das instalações da sua academia de ginástica, para a população do seu entorno, na região do São Bernardo. A iniciativa traz benefícios para a saúde física de quem frequenta as atividades e para a instituição, que fortalece suas relações com a vizinhança, quebrando paradigmas e estabelecendo uma cultura de confiança com os moradores da região.
As aulas acontecem habitualmente de segunda a sexta, com turmas de ginástica aeróbica às segundas e quartas e às terças e quintas. A sexta é dedicada à prática de pilates e alongamento. As turmas são exclusivamente femininas e contam com supervisão profissional adequada para o público atendido.