Novo portal de geoprocessamento é apresentado para representantes da PJF

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, na manhã desta quarta-feira, 20, o novo portal de geoprocessamento da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) foi apresentado para representantes de diversas secretarias da PJF. Através da infraestrutura do sistema ArcGIS, o portal irá permitir o mapeamento, visualização e gerenciamento de dados geoespaciais do município. Ele também servirá como base para a implantação do Sistema Municipal de Informações para o Desenvolvimento Territorial (Sisurb), que terá como objetivo disponibilizar dados, planilhas e informações da administração pública que facilitem o planejamento e a gestão urbana.

 

Durante o encontro, a secretária de Planejamento Urbano da PJF, Fabíola Ramos, lembrou que o Sisurb é uma das ações previstas pelo Plano Diretor Participativo de Juiz de Fora (PDP JF), documento que define toda política de desenvolvimento e expansão urbana municipal. “Através deste novo sistema de informações, poderemos construir um banco de dados detalhado e atualizado sobre a cidade, tornando essas informações também acessíveis para o cidadão. Queremos ainda que este processo ocorra de forma coletiva e intersetorial, através de cursos e trocas de experiências, daí a importância de mobilizar diferentes secretarias”, avaliou.

 

“Este primeiro encontro teve como objetivo nivelar os conhecimentos sobre o portal, que irá disponibilizar os dados coletados e suas atualizações. Na sequência, será criado um comitê de trabalho de geoprocessamento com representantes das secretarias da PJF. Este grupo terá como função organizar o fluxo de informações do Sisurb que, posteriormente, estarão acessíveis para o cidadão através de um site, como já ocorre em estados como Rio de Janeiro e Paraná”, explicaram os funcionários do Departamento de Planos, Projetos e Geoprocessamento da Sepur, Karla Cavallari e Rodrigo Terror.

 

A apresentação do novo portal foi feita pelo consultor técnico da empresa Imagem, Marcus Silva, que destacou algumas funcionalidades da atual versão do ArcGIS. “Através dele é possível gerar mapas 3D fidedignos de Juiz de Fora, além de painéis com gráficos integrados. Ele permite ainda a análise espacial de dados, cruzamento de informações, criação de aplicações e o auxílio no atendimento de operações de campo. Tudo de forma intuitiva, sem a necessidade de códigos, e integrada com desktops, celulares e a Nuvem, operando tanto off quanto online”.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.