A baiana Raissa Rocha, da classe F56, estabeleceu o novo recorde mundial do lançamento de dardo no segundo e último dia da 1ª Fase Nacional de atletismo do Circuito Paralímpico, que ocorreu no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Ao todo, 230 atletas estavam inscritos para o evento que inaugurou a temporada 2022.
Em seu quarto lançamento, Raissa alcançou 24m80 e estabeleceu o novo recorde mundial da classe F56 (para atletas com comprometimento nos membros inferiores e que lançam sentado).
“Eu não esperava. Estou fazendo testes de força nos treinos, então eu não esperava pelos 24m80. Estou muito feliz! Isso significa que em breve virão outras marcas boas. O objetivo era lançar 23m96, mas vieram os 24m80”, contou Raissa, que nasceu com má-formação nas pernas.
A antiga marca mundial, 24m50, pertencia à iraniana Hashemiyeh Moavi, feita nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Esta marca também lhe rendeu a medalha de ouro na competição. Na ocasião, Raissa lançou 24m39 e ficou com a prata. “Agora é continuar trabalhando, continuar no foco para chegar aos 25m, este é o meu objetivo”, completou a atleta natural de Ibipeba, na Bahia.
As disputas da 1ª Fase Nacional de atletismo do Circuito Paralímpico Loterias Caixa terminaram na manhã deste domingo. O Campeonato Brasileiro da modalidade está previso para maio e a 2ª Fase Nacional para junho.
Fonte: Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB)