Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, nesta sexta-feira, 11, a Secretaria de Saúde (SS), da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), realizou a capacitação de profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para começar a utilizar o Prontuário Eletrônico nas unidades recém-informatizadas. O treinamento tem o objetivo de preparar os servidores da saúde para o manuseio do Sistema de Informação em Saúde.
A capacitação foi realizada na sala de treinamentos da antiga sede da SS. Durante o período da manhã, agentes comunitários de saúde participaram do treinamento, já à tarde, foi realizada para enfermeiros e médicos. A enfermeira Maria Clara, da UBS Santa Cecília comentou sobre a importância deste treinamento. “O novo sistema na atenção primária à saúde é um avanço para todas as equipes e para o atendimento melhor aos usuários. Permite uma assistência mais rápida e com dados concretos para facilitar o atendimento médico aos usuários.” A enfermeira destaca ainda que este sistema de informação permite o acompanhamento de perto da saúde do paciente.
O treinamento foi realizado pela Supervisora de Gestão da Informação da Atenção Básica, Livia Braga Kapel, e pela Supervisora de Educação Permanente e Integração Ensino Serviço em Saúde, Glenda Aquino. A atividade foi realizada pela Subsecretaria de Atenção à Saúde (SSAS), o projeto visa criar uma rede estruturada de comunicação e dados entre as UBSs. Atualmente, 36 unidades já contam com o serviço na cidade, correspondendo a 58%.
Durante a manhã, participaram do treinamento agentes comunitários de saúde das UBSs Igrejinha, Monte Verde, Humaitá e Santa Cecília. Pela tarde, enfermeiras e médicos das Unidades Furtado de Menezes, Santa Cecília e Igrejinha realizaram a capacitação.