PJF recebe visitas técnicas para revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, nesta segunda-feira, 7, funcionários da Ampla Consultoria, empresa responsável pela revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico de Juiz de Fora (PMSB), participaram de uma reunião com representantes da Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur), Secretaria de Obras (SO) e da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama). Durante o encontro, foram debatidas as visitas técnicas que a empresa fará ao longo desta semana, visando a elaboração de um diagnóstico atualizado sobre o saneamento municipal, estabelecendo, inclusive, objetivos de curto, médio e longo prazo.

As visitas devem abranger os mananciais do município, Estações de Tratamento de Água (ETAs) e Esgoto (ETEs), adutoras, estações elevatórias, o reservatório Henrique de Novaes e pontos de inundação na cidade. As atividades terão como foco três dos quatro eixos que integram o saneamento básico: abastecimento e tratamento de água, coleta e tratamento de esgoto e drenagem de águas pluviais. O quarto eixo, referente ao manejo de resíduos sólidos, não será abordado, uma vez que já foi atualizado em 2021, pelo Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). A previsão é de que o processo de revisão seja finalizado no início de agosto deste ano.

“Com o encontro de hoje, demos início à revisão do PMSB. A Ampla Consultoria foi contratada por licitação, pela Prefeitura de Juiz de Fora, sob supervisão da Sepur. Neste momento, queremos que a empresa conheça a realidade do saneamento em nossa cidade. A partir deste trabalho de campo, será possível elaborar programas, projetos e ações para melhorar a qualidade de vida na cidade”, previu a secretária da Sepur, Fabíola Ramos.

O diretor-presidente da Cesama, Júlio César Teixeira, avaliou positivamente a primeira reunião. “Os representantes da Ampla, neste primeiro contato, puderam verificar como funcionam os sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário em Juiz de Fora. Eles conheceram, ainda, o Plano Plurianual (PPA) e os desafios do saneamento na cidade, como a ampliação do índice de tratamento de esgoto. Durante os próximos dias, técnicos da Cesama irão acompanhá-los nas visitas às unidades da companhia”.

Segundo a gerente do departamento de saneamento e meio ambiente da Sepur, Sarah Antunes, este encontro inicial foi importante para alinhar o que a cidade precisa e o que ela comporta. “Estamos construindo uma revisão pautada na realidade de Juiz de Fora. A atualização do diagnóstico e prognóstico do Plano de Saneamento são necessárias em virtude da Lei Federal de Saneamento, atualizada pelo novo marco legal, e também por agora ser uma premissa da Política Municipal de Saneamento”, detalhou.

Outras informações:

(32) 3690-7317 – Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur)




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.