Prefeita participa das comemorações do Dia Internacional da Mulher

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, na manhã desta terça-feira, a prefeita Margarida Salomão deu início às comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. A iniciativa faz parte da campanha “Março, Mais Mulher, Mais Democracia”, oferecendo uma série de atividades ao longo do dia, na entrada do prédio-sede da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Coordenada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), a programação conta com diversas ações internas e externas, elaboradas pelas secretarias e órgãos da PJF, que serão realizadas diariamente, até 31 de março. Outras informações estão disponíveis no hotsite da campanha.
Margarida lembrou que as origens do Dia Internacional da Mulher remetem ao início do século XX, quando uma militante foi morta por ter lutado pelo direito ao voto, e à 1917, ano em que a Organização das Nações Unidas (ONU) oficializou a data, em virtude de uma marcha feminina contra a guerra na Rússia. “Nós somos sucessoras desta luta, que já vitimou inúmeras mulheres, incluindo, mais recentemente, a vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco. Trata-se de uma luta também contra a opressão sobre os corpos, que julga de forma ainda mais cruel mulheres negras, trans e com deficiência”, avaliou.
Segundo a prefeita, é preciso remover o peso da cobrança simbólica, pois não se cobra de um homem da mesma forma que se faz com uma mulher, sobretudo se ela ocupa um cargo tido historicamente como masculino. “Durante uma entrevista, me perguntaram como foi ter sido a primeira reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora. Respondi que não fui a primeira, fui a única. Agora, sendo a primeira prefeita da cidade, sinto-me em profunda solidão. Espero que eu seja a primeira de muitas, e que este cargo seja tratado como um lugar em que toda mulher tem o direito de estar”.

Durante a abertura do evento, Margarida e a secretária de Governo, Cidinha Louzada, foram homenageadas pela SEDH, em virtude de suas trajetórias inspiradoras para a causa da mulher. “Fazemos parte de uma gestão onde quase metade dos servidores são do sexo feminino. Precisamos agora vencer o preconceito contra mulheres em cargos de comando, que geralmente são rotuladas como autoritárias, doidas e bruxas. Sejamos bruxas então, pois elas voam e o céu é infinito para nós”, afirmou Cidinha, que representou as demais secretárias da administração.
“Hoje, no Brasil, vivemos um profundo ataque aos direitos femininos. Porém, não temos medo de lutar pelas nossas pautas, que são inúmeras. O Dia Internacional da Mulher é um dia de luta, que mobiliza eventos na PJF, na Praça da Estação e na rede do magistério municipal. Isso mostra que temos totais condições de seguir lutando. Parabéns a todas”, comemorou a vereadora Cida Oliveira.
Já a vereadora Laiz Perrut destacou o quanto é difícil ser uma mulher na área política. “Hoje é um dia para relembrar a nossa luta para sermos reconhecidas enquanto sujeitas do fazer público, capazes de transformar o mundo. Já avançamos muito, mas ainda temos anos de amarras para compensar. É preciso que mais mulheres ocupem os espaços públicos para que possamos fazer de Juiz de Fora a cidade que queremos para nós e nossos filhos, um lugar de paz e sem fome”.
Segundo a assessora da SEDH, Fabiana Rabelo, desde o início da gestão, a pauta da mulher foi uma prioridade para a prefeita Margarida Salomão. “Dessa forma, a SEDH foi encarregada de coordenar esse tema, para que ele pudesse ser trabalhado em todas secretarias e órgãos municipais. Assim, para este mês, conseguimos elaborar uma programação diversificada com o apoio de todos, que nos torna ainda mais fortes para seguir adiante”, contou.
Data mobilizou diversas secretarias
Após a abertura, a SEDH deu sequência à programação com um estande de atendimento para mulheres Lésbicas, Bissexuais e Trans (LBT), enquanto um professor da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) conduziu uma aula de alongamento e dança. A entrada da PJF também foi palco de duas exposições, organizadas pela Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur), com relatos sobre a violência contra a mulher, e pela Secretaria de Planejamento do Território e Participação Popular (Seppop), com fotos que homenageavam as servidoras da Prefeitura.
No auditório da PJF, às 9h, a Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) promoveu uma palestra educativa para motoristas profissionais do gênero feminino. Durante a manhã, servidores da Procuradoria Geral do Município (PGM), Empresa Regional de Habitação de Juiz de Fora (Emcasa) e Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) ainda distribuíram materiais educativos abordando a violência contra a mulher e a importância das mulheres no acesso à moradia.
Já a Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav) distribuiu mudas de rosas produzidas pelas acauteladas do sistema prisional, em parceria com o Horto, através do Programa Boniteza. Na sequência, a Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur) promoveu uma oficina de plantio e distribuição de mudas em parceria com a Empav.
No início da tarde, às 14h, servidoras de diversas secretarias irão visitar o Museu Ferroviário, guiadas por uma turismóloga. Já às 16h, será a vez da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) oferecer um varal de poesia na entrada da PJF, com participação das poetisas Sophia Bispo e Renata de Aragão.

Encerrando as ações no prédio-sede da Prefeitura, às 17h30, o Coral Cesama apresentará um repertório temático, voltado para o público feminino, seguido por uma exibição de dança de salão com o projeto “Agora é que são elas”, da Secretaria de Recursos Humanos (SRH).
Em paralelo, a Secretaria de Obras (SO) lançou uma campanha interna de arrecadação e doação de kits higiene para mulheres em situação de vulnerabilidade social, que seguirá até 18 de março. Já a Secretaria de Educação (SE) distribuiu lápis para as servidoras da secretaria com frases motivacionais em prol da causa feminina, como parte do projeto “Lápis do afeto”.
Ações em outras unidades da PJF
Além das atividades no prédio-sede, outras unidades da PJF também ofereceram ações temáticas, coordenadas pela Secretaria de Saúde (SS). O Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente (DSMGCA) realizou rodas de conversas com usuárias do equipamento público sobre a prevenção do câncer de mama e a importância do pré-natal, além de oficinas nas salas de espera.
Durante a manhã, as usuárias do Centro de atenção Psicossocial Álcool e Drogas III (CAPS AD III) puderam participar de uma reflexão após a exibição do filme “28 Dias”. Às 14h, o Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil (CAPS I Gentileza) irá promover uma live na página oficial da PJF no Facebook, abordando o autocuidado de quem cuida.
As Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Progresso, Nossa Senhora Aparecida, Retiro, Marumbi, Santa Rita, Santa Cecília e Santa Luzia também participaram da programação com atividades variadas, que incluíram mutirões de exames preventivos, solicitação de mamografias, ações temáticas sobre violência contra a mulher, planejamento familiar e orientações sobre uso correto de métodos contraceptivos.
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) ainda promoveu o curso “Promotoras legais”, na Casa dos Conselhos, às 9h, além de uma exposição de fotos, apresentação musical e homenagem às mulheres de destaque na cidade, que será realizada no Teatro Paschoal Carlos Magno, às 19h.
Outras informações:

(32) 3690-7331 ou sedh@pjf.mg.gov.br – Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH)




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.