Pluviômetros de Juiz Fora passam por limpeza nesta semana

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, nesta sexta-feira, 4, pluviômetros de Juiz de Fora estão recebendo limpeza e manutenção para garantir a precisão na medição da intensidade e do volume das chuvas no município. A manutenção dos equipamentos está sendo feita por servidores da Defesa Civil.

Foi realizada a limpeza de quatro pluviômetros: o da Represa João Penido, situado na ETA Marechal Castelo Branco; o do Centro, situado no Edifício Adhemar Rezende de Andrade; o da Estação Meteorológica da UFJF; e o da Rodovia BR 267 km 85,7 (Seminário Congregação Redentorista da Floresta). Para que o pluviômetro funcione bem é muito importante que ele esteja limpo, pois folhas, insetos e poeira podem entupi-lo e atrapalhar as medições.

O pluviômetro é o equipamento utilizado para registrar a chuva em um determinado local e em determinado intervalo de tempo. Juiz de Fora possui 25 pluviômetros automáticos espalhados nas regiões da cidade, além de 11 semiautomáticos. Os automáticos registram o volume e intensidade da chuva e enviam os dados em tempo quase real ao Cemaden, enquanto as informações coletadas pelos semiautomáticos são armazenadas e posteriormente analisadas.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.