Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, uma parceria entre a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) e a Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav) pretende movimentar as manhãs de sexta no pátio. Nesta sexta-feira, 4, trabalhadores e trabalhadoras da Empav participaram de uma aula de ginástica laboral, ministrada pela professora Camila Calais. A ginástica laboral tem como principais objetivos evitar lesões e melhorar a qualidade de vida dos funcionários. São realizados alongamentos de membros superiores e inferiores e outros movimentos de baixo impacto.
Camila ressalta que “a prática regular da ginástica laboral evita uma série de problemas, como a LER (lesão por esforço repetitivo), a depressão e demais dores musculares e articulares, além de melhorar a disposição e o humor dentro e fora do ambiente de trabalho. Para a equipe operacional, principalmente, os benefícios são muitos, porque, além de evitar os problemas já citados, revigora o desempenho do trabalhador. Acima de tudo, oferece mais cuidado e qualidade de vida para as pessoas”. Os exercícios ajudam a preparar o corpo e a cuidar da mente!
Dina Mar Pereira, conhecida como Dona Dina, responsável pelo setor de Obras, participou da atividade e aprovou a ideia. “Eu já faço atividade física, então gostei muito da iniciativa. Fiquei mais animada!”
Paulo Toledo, motorista, também marcou presença na aula, e pretende voltar e quer mais. “Eu achei muito bom! E acho que podemos até incluir uma caminhada e, se possível, ter mais de uma aula por semana”.
Inicialmente, as aulas serão às sextas-feiras, com duas turmas, em horários diferentes: às 7h os alongamentos serão com as equipes operacionais que saem para os trechos; às 7h30min é a vez dos servidores administrativos. Fica o convite a você, trabalhador e trabalhadora da Empav: deixe a vergonha de lado, reserve aquela roupa mais leve e venha se alongar com a gente!