Na tarde desta quinta-feira, 25, representantes de seis secretarias da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) se reuniram para debater a possibilidade de um projeto de implantação de uma ciclovia no município. Participaram do encontro representantes das secretarias de Planejamento Urbano (Sepur), Planejamento do Território e Participação Popular (Seppop), Obras (SO), Mobilidade Urbana (SMU), Esporte e Lazer (SEL) e Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic).
Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, para a secretária da Sepur, Fabíola Ramos, a ideia é estimular o uso da bicicleta, tanto para o transporte, quanto para o lazer e o esporte, trazendo impactos positivos para o meio ambiente e a qualidade de vida do cidadão: “o foco no automóvel precisa ser superado para que possamos vencer os desafios de mobilidade urbana típicos de cidades de médio e grande porte. Nossa intenção inicial é criar uma rede cicloviária principal, ao longo do Rio Paraibuna e dos grandes eixos viários, que possa ser gradativamente segmentada para se interligar aos bairros que estão no seu entorno”.
Segundo o secretário da Seppop, Martvs das Chagas, neste primeiro momento, foram apresentados possíveis modelos para o projeto, que integra a proposta de remodelação do sistema de transporte coletivo do município. “Futuramente, queremos levar esta questão para a sociedade. É fundamental contar com um diálogo aberto e a participação popular para escolher qual o modelo mais adequado para a cidade. Na sequência, será iniciada também a fase de captação de recursos para a obra”, detalhou.