Com avanço do número de casos de H3N2 em algumas cidades brasileiras, como no caso do Rio de Janeiro, que sofre com um surto do vírus, a Secretaria de Saúde de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) ressalta a importância das pessoas buscarem a vacina contra a Influenza, que protege contra os principais vírus da gripe em circulação no Brasil, incluindo o H3N2 e o H1N1. A vacinação no município acontece em 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Departamento de Saúde do Idoso (DSI), neste local destinada de forma exclusiva para os idosos a partir de 60 anos, e no Departamento de Saúde da Mulher Gestante Criança e Adolescente (DSMGCA), com foco na imunização de gestantes, puérperas e crianças de colo.
Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, desde abril, a campanha de imunização contra a Influenza acontece em todo o país e, neste momento, todas as pessoas com mais de seis meses de idade podem receber a vacina. Com a procura abaixo do esperado pelo Ministério da Saúde (MS), a vacinação foi prorrogada novamente, estendendo-se até o dia 17 de dezembro. Em Juiz de Fora, 35 UBSs realizam a vacinação à tarde, das 13h às 16h, nas segundas, terças, quartas e sextas-feiras, enquanto às quintas acontecem das 13h às 14h. O DSI disponibiliza a vacina para idosos com 60 anos ou mais das 8h às 11h e das 13h às 16h, de segunda a sexta, enquanto o DSMGCA vacina também nos dias úteis, das 8h às 14h, as grávidas, puérperas mulheres com até seis meses de pós-parto) e crianças de colo.
A secretária de Saúde, Ana Pimentel, ressalta os graves problemas de saúde pública que os vírus da gripe podem trazer. Ela afirma que não podemos nos descuidar e devemos buscar pela vacina nas Unidades Básicas de Saúde, onde ela é disponibilizada de forma gratuita pelo SUS. “Neste ano estamos todos concentrados em vencer a pandemia de Covid-19, mas não podemos nos esquecer de que existem outros vírus que circulam pelo nosso país. Um destes vírus é a influenza, que pode causar gripes com sintomas fortíssimos. A vacina está disponível na cidade e neste momento peço que todos procurem para vacinar”.
A supervisora do Setor de Imunizações da SS reforça que a vacina é a melhor forma de combater os principais tipos de vírus da gripe que circulam no país. “Estamos fazendo um apelo para que a população procure a UBS e para receber a vacina. Não é só se proteger contra a Covid-19, nós temos várias outras doenças, também com sintomas respiratórios, como é o caso da Influenza, que podem levar a hospitalização e até à óbito.É importante que nós tenhamos um número maior de pessoas vacinadas contra a Influenza, já que quanto mais pessoas protegidas, menor é a circulação do vírus. Ao longo da pandemia, infelizmente, nós tivemos uma queda muito grande nessa cobertura vacinal.
A vacina funciona como uma barreira contra o vírus e se a gente deixar essa barreira aberta, acaba que o vírus consegue entrar novamente, por isso, é muito importante a vacinação. Temos casos de Influenza próximos ao nosso município e até mesmo aqui em Juiz de Fora já foram identificados alguns casos.” afirma Marcilene.
Para receber a vacina contra a Influenza, as pessoas devem ir até um dos pontos de vacinação e apresentar um documento original com foto, como carteira de motorista ou documento de identidade (RG). A vacina oferecida é a trivalente, capaz de proteger contra os três principais tipos de vírus “da gripe” em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. A imunização previne complicações decorrentes da doença, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga viral, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.
Quem recebeu a vacina contra Covid-19 também pode tomar a que imuniza contra a Influenza
Não há mais contraindicações para o recebimento concomitante da vacina contra a Influenza e contra a Covid-19 de forma concomitante. Portanto, quem tomou a vacina contra o coronavírus recentemente pode ser vacinado contra a gripe sem problemas.
Confira os locais de vacinação contra a Influenza
Departamento de Saúde do Idoso – 8h às 11h e 13h às 16h
– Vacinação de idosos com 60 anos ou mais.
Rua Batista de Oliveira, 943, Granbery
Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente (DSMGCA) – das 8h às 14h
– Vacinação focada nas grávidas, puérperas e crianças de colo.
Rua São Sebastião, 772/776, Centro.
35 UBSs que disponibilizam a vacina contra Influenza à tarde:
– UBS Alto Grajaú, Rua Doutor Leonel Jaguaribe, 178;
– UBS Bairro Industrial, Rua João Gualberto,110;
– UBS Barreira do Triunfo, Avenida Juscelino Kubitscheck, s/nº;
– UBS Borboleta, Rua Tenente Paulo Maria Delage, 229;
– UBS Centro Sul, Av. Barão do Rio Branco, 3132, Centro;
– UBS Cidade do Sol, Rua Gustavo Capanema, 70;
– UBS Dom Bosco, Rua João Manata, 93;
– UBS Esplanada, Rua Bias Fortes, 74;
– UBS Filgueiras, Rua Orlando Riani, 2.200;
– UBS Furtado de Menezes, Rua Furtado de Menezes, 19 À;
– UBS Grama, Praça Áureo Carneiro s/n;
– UBS Granjas Bethânia, Rua Nove de Julho, 294;
– UBS Ipiranga, Rua Etiene Loures, 85;
– UBS Jardim da Lua, Rua Natalino José de Paula, 314;
– UBS Jardim Esperança, Rua Padre João Micheleto, 35;
– UBS Jardim Natal, Rua Tenente Lucas Drumond, 370;
– UBS Joquei Clube I, Rua Antonio Armando Pereira, 140;
– UBS Joquei Clube II, Rua Antônio Guimarães Peralva, 130;
– UBS Linhares, Rua Ministro Odilon Braga, s/nº;
– UBS Marumbi, Rua Barão do Retiro, 1.462;
– UBS Monte Castelo, Rua Doutor Oswaldo Mascarenhas, s/nº;
– UBS Nossa Senhora das Graças, Rua Queluz 72;
– UBS Nova Era, Rua Guimarães Júnior, 850;
– UBS Parque Guarani, Rua Sofia Rafael Zacarias, 685;
– UBS Retiro, Rua Sebastião Cardoso, 41;
– UBS Santa Efigênia, Rua José Ferreira, 13;
– UBS Santa Rita, Rua José Vicente, 390;
– UBS Santo Antônio, Rua Pedro Trogo, 285;
– UBS Santos Dumont; Rua Álvaro José Rodrigues, 25;
– UBS São Judas Tadeu; Rua Ernesto Pancini, 446;
– UBS São Sebastião; Rua Jorge Raimundo, 209;
– UBS Teixeiras; Rua Custódio Furtado de Souza, 131;
– UBS Vale Verde; Rua Marciano Pinto, 685;
– UBS Vila Ideal; Avenida Francisco Valadares, 1.910;
– UBS Vila Olavo Costa; Rua Jacinto Marcelino, 16.