SS reforça pedido de vacinação contra Influenza em razão do aumento de casos em outras cidades

Com avanço do número de casos de H3N2 em algumas cidades brasileiras, como no caso do Rio de Janeiro, que sofre com um surto do vírus, a Secretaria de Saúde de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) ressalta a importância das pessoas buscarem a vacina contra a Influenza, que protege contra os principais vírus da gripe em circulação no Brasil, incluindo o H3N2 e o H1N1. A vacinação no município acontece em 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Departamento de Saúde do Idoso (DSI), neste local destinada de forma exclusiva para os idosos a partir de 60 anos, e no Departamento de Saúde da Mulher Gestante Criança e Adolescente (DSMGCA), com foco na imunização de gestantes, puérperas e crianças de colo.

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, desde abril, a campanha de imunização contra a Influenza acontece em todo o país e, neste momento, todas as pessoas com mais de seis meses de idade podem receber a vacina. Com a procura abaixo do esperado pelo Ministério da Saúde (MS), a vacinação foi prorrogada novamente, estendendo-se até o dia 17 de dezembro. Em Juiz de Fora, 35 UBSs realizam a vacinação à tarde, das 13h às 16h, nas segundas, terças, quartas e sextas-feiras, enquanto às quintas acontecem das 13h às 14h. O DSI disponibiliza a vacina para idosos com 60 anos ou mais das 8h às 11h e das 13h às 16h, de segunda a sexta, enquanto o DSMGCA vacina também nos dias úteis, das 8h às 14h, as grávidas, puérperas mulheres com até seis meses de pós-parto) e crianças de colo.

A secretária de Saúde, Ana Pimentel, ressalta os graves problemas de saúde pública que os vírus da gripe podem trazer. Ela afirma que não podemos nos descuidar e devemos buscar pela vacina nas Unidades Básicas de Saúde, onde ela é disponibilizada de forma gratuita pelo SUS. “Neste ano estamos todos concentrados em vencer a pandemia de Covid-19, mas não podemos nos esquecer de que existem outros vírus que circulam pelo nosso país. Um destes vírus é a influenza, que pode causar gripes com sintomas fortíssimos. A vacina está disponível na cidade e neste momento peço que todos procurem para vacinar”.

A supervisora do Setor de Imunizações da SS reforça que a vacina é a melhor forma de combater os principais tipos de vírus da gripe que circulam no país. “Estamos fazendo um apelo para que a população procure a UBS e para receber a vacina. Não é só se proteger contra a Covid-19, nós temos várias outras doenças, também com sintomas respiratórios, como é o caso da Influenza, que podem levar a hospitalização e até à óbito.É importante que nós tenhamos um número maior de pessoas vacinadas contra a Influenza, já que quanto mais pessoas protegidas, menor é a circulação do vírus. Ao longo da pandemia, infelizmente, nós tivemos uma queda muito grande nessa cobertura vacinal.

A vacina funciona como uma barreira contra o vírus e se a gente deixar essa barreira aberta, acaba que o vírus consegue entrar novamente, por isso, é muito importante a vacinação. Temos casos de Influenza próximos ao nosso município e até mesmo aqui em Juiz de Fora já foram identificados alguns casos.” afirma Marcilene.

Para receber a vacina contra a Influenza, as pessoas devem ir até um dos pontos de vacinação e apresentar um documento original com foto, como carteira de motorista ou documento de identidade (RG). A vacina oferecida é a trivalente, capaz de proteger contra os três principais tipos de vírus “da gripe” em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. A imunização previne complicações decorrentes da doença, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga viral, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.

Quem recebeu a vacina contra Covid-19 também pode tomar a que imuniza contra a Influenza

Não há mais contraindicações para o recebimento concomitante da vacina contra a Influenza e contra a Covid-19 de forma concomitante. Portanto, quem tomou a vacina contra o coronavírus recentemente pode ser vacinado contra a gripe sem problemas.

Confira os locais de vacinação contra a Influenza

Departamento de Saúde do Idoso – 8h às 11h e 13h às 16h
– Vacinação de idosos com 60 anos ou mais.
Rua Batista de Oliveira, 943, Granbery

Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente (DSMGCA) – das 8h às 14h
– Vacinação focada nas grávidas, puérperas e crianças de colo.
Rua São Sebastião, 772/776, Centro.

35 UBSs que disponibilizam a vacina contra Influenza à tarde:
– UBS Alto Grajaú, Rua Doutor Leonel Jaguaribe, 178;
– UBS Bairro Industrial, Rua João Gualberto,110;
– UBS Barreira do Triunfo, Avenida Juscelino Kubitscheck, s/nº;
– UBS Borboleta, Rua Tenente Paulo Maria Delage, 229;
– UBS Centro Sul, Av. Barão do Rio Branco, 3132, Centro;
– UBS Cidade do Sol, Rua Gustavo Capanema, 70;
– UBS Dom Bosco, Rua João Manata, 93;
– UBS Esplanada, Rua Bias Fortes, 74;
– UBS Filgueiras, Rua Orlando Riani, 2.200;
– UBS Furtado de Menezes, Rua Furtado de Menezes, 19 À;
– UBS Grama, Praça Áureo Carneiro s/n;
– UBS Granjas Bethânia, Rua Nove de Julho, 294;
– UBS Ipiranga, Rua Etiene Loures, 85;
– UBS Jardim da Lua, Rua Natalino José de Paula, 314;
– UBS Jardim Esperança, Rua Padre João Micheleto, 35;
– UBS Jardim Natal, Rua Tenente Lucas Drumond, 370;
– UBS Joquei Clube I, Rua Antonio Armando Pereira, 140;
– UBS Joquei Clube II, Rua Antônio Guimarães Peralva, 130;
– UBS Linhares, Rua Ministro Odilon Braga, s/nº;
– UBS Marumbi, Rua Barão do Retiro, 1.462;
– UBS Monte Castelo, Rua Doutor Oswaldo Mascarenhas, s/nº;
– UBS Nossa Senhora das Graças, Rua Queluz 72;
– UBS Nova Era, Rua Guimarães Júnior, 850;
– UBS Parque Guarani, Rua Sofia Rafael Zacarias, 685;
– UBS Retiro, Rua Sebastião Cardoso, 41;
– UBS Santa Efigênia, Rua José Ferreira, 13;
– UBS Santa Rita, Rua José Vicente, 390;
– UBS Santo Antônio, Rua Pedro Trogo, 285;
– UBS Santos Dumont; Rua Álvaro José Rodrigues, 25;
– UBS São Judas Tadeu; Rua Ernesto Pancini, 446;
– UBS São Sebastião; Rua Jorge Raimundo, 209;
– UBS Teixeiras; Rua Custódio Furtado de Souza, 131;
– UBS Vale Verde; Rua Marciano Pinto, 685;
– UBS Vila Ideal; Avenida Francisco Valadares, 1.910;
– UBS Vila Olavo Costa; Rua Jacinto Marcelino, 16.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.