Na manhã deste domingo, 21, o projeto Rua de Brincar na Avenida Brasil terá doação de mudas, distribuição de brinquedos feitos com materiais recicláveis e oficinas para confecção de enfeites de natal com garrafas pet, além de brincadeiras. A organização deste domingo está sob responsabilidade da Secretaria de Governo (SG).
Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, o Rua de Brincar, projeto vinculado ao Programa Boniteza, acontece aos domingos na Avenida Brasil entre 8h e 12h. O trecho da via entre a Rua Benjamin Constant e a Rua Mal. Setembrino de Carvalho (Ponte do Ladeira) é fechado para o trânsito a partir das 7h, no lado oposto ao do prédio da Prefeitura.
Durante a manhã de domingo, a população poderá ir ao local para receber doação de mudas frutíferas, que foram fornecidas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). A fim de levar experiências lúdicas, serão realizadas brincadeiras como amarelinha, boliche, dama, pula corda, tiro ao alvo, jogo de argola, jogo de vareta e jogo da velha. A secretária de governo, Cidinha Louzada, ressalta que o espaço é dedicado para a prática de lazer. “O Programa Boniteza pensou a Rua de Brincar na Avenida Brasil para garantir um espaço de diversão aos domingos na Região Leste. Estamos desde outubro promovendo ações no local e queremos que a população aproveite a rua para praticar esporte e se divertir”, afirma.
Além do desenvolvimento de brincadeiras com materiais recicláveis, a Defesa Civil – que integra a SG – promoverá experimentos dinâmicos. O órgão levará pluviômetros feitos com garrafas pet para mostrar como o equipamento registra o volume de chuva e haverá, ainda, amostras de solos. A engenheira e supervisora de Voluntariado e Educação, Aline Gasparini, ressalta que o objetivo das amostras é evidenciar a importância da vegetação e da preservação ambiental. “Em cada garrafa pet, colocamos um diferente tipo de solo: um solo com cobertura vegetal e outro sem nenhuma cobertura. Assim, simulamos como acontece o processo de chuva. O intuito é mostrar, através de experimentos e perguntas dinâmicas, como a vegetação afeta a permeabilização do solo e é essencial para prevenir desastres”, pontua. Também haverá interação com fantoches de personagens próprios da Defesa Civil, como a “Fada Chuva” e o “Chico Alerta”. Com o intuito de fomentar a educação ambiental, os bonecos levarão ao público – principalmente às crianças – ensinamentos de boas práticas de defesa e prevenção.
A Secretaria de Governo vai oferecer, ainda, uma oficina para confeccionar enfeites natalinos de materiais recicláveis ministrada pela professora Efigênia Viana, em parceria com catadores de recicláveis. Além disso, a programação conta com a participação do projeto JF Ecopets para realizar atividades e bate-papo voltado para crianças a respeito da importância da sustentabilidade e, também, distribuir panfletos educativos. Ademais, o espaço estará livre para outras brincadeiras, passeios de bicicletas e skates.
Rua de Brincar na Zona Norte
Com pinturas nas vias para o divertimento da comunidade através de brincadeiras, a Rua Sebastião Schneider (Rua do Caic), localizada no bairro Santa Cruz, ficará com o trânsito de veículos impedido até às 20h. O projeto acontece todos os domingos. O espaço é destinado para lazer e diversão da população.
Projeto faz parte do Programa Boniteza
Coordenado pela Secretaria de Governo (SG), o Programa Boniteza é desenvolvido através de uma ação integrada entre Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur), Secretaria de Obras (SO), Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU), Secretaria de Assistência Social (SAS), Secretaria de Saúde (SS), Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), Secretaria da Fazenda (SF), Secretaria de Comunicação Social (Secom), Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) e Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).