Neste domingo, 17, mesmo com o dia chuvoso, o Parque da Lajinha recebeu várias pessoas interessadas em conhecer e adotar um animalzinho do Canil Municipal da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).
Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, dos sete animais que estavam disponíveis para adoção, apenas a cadelinha “Cloe” não ganhou um novo lar. No entanto, após mobilizações feitas nas redes sociais, “várias pessoas entraram em contato com o Canil Municipal demonstrando interesse em adotá-la”, afirma a gerente Rondônia Tassi Muniz, que acrescenta que “o terceiro evento de adoção de cães e gatos foi um sucesso, com adesão muito grande das pessoas mesmo com a chuva”.
Em todos os eventos, os animais são identificados com nomes que podem ser alterados pelos tutores que os adotarem. O cãozinho caramelo “Kimi” foi adotado pela família do pequeno Vicente Eduardo Roberto, de quatro anos de idade. A mãe dele, a artesão Roberta Machado do Espírito Santo, acompanhada pelo marido, contou que eles já tiveram dois cachorros, também adotados, porém “eles morreram neste ano, em um intervalo de aproximadamente seis meses, após mais de uma década de convivência, deixando todos muito tristes”. “Estou levando o Kimi para fazer companhia para o meu filho que está sempre pedindo. E adotar é um ato de amor, não é mesmo? Inclusive o meu filho também é adotado. A adoção é uma coisa maravilhosa!” afirma Roberta.
Outra criança apaixonada por animais e que levou um amigo de quatro patas para casa foi a Cecília Morais, de oito anos de idade. Ela disse que viu sobre o evento em um telejornal e pediu à mãe para irem juntas adotar um cachorro. Ao chegar no Parque da Lajinha com a mãe, Cecília se apaixonou pelo Bob. “Ele é muito fofinho!”, disse a garota entusiasmada que, além de adotar um novo amigo, convenceu a mãe, Lilian Morais de Paiva, a comprar até uma capa de chuva para o novo integrante da família. Para Lilian, tanto elas adotaram o Bob como ele as adotou. Ela acrescenta que “a adoção contribui para a redução de animais no Canil Municipal”.
Já a estudante de Ciências Biológicas, Acássia Correa, adotou a gatinha Estela. “Eu amo animais, amo a natureza. Para mim, eles são especiais. A lealdade deles e o carinho que eles nos dão são fora do comum, incondicional”. Acássia diz que ensina os filhos a amar e a respeitar os animais, e que “futuramente pretende adotar mais alguns”.
A adolescente Claryssa Perpétuo Reis, de 13 anos, disse que passou a se “sentir muito sozinha” após a morte de um gato de estimação. Acompanhada dos pais, ela adotou a gatinha Zara. “Ela não vai ser a mesma coisa que meu gato, mas vai preencher um pouquinho do meu coração”, disse com olhar emocionado.
Outra adolescente, também com 13 anos de idade e consciente sobre a importância da adoção, é a Kaylaine Vitória Stefani. “Eu vi na televisão e pedi aos meus pais para virmos aqui, porque eu já estava querendo um cachorro para fazer companhia para a outra cachorrinha que temos em casa”. Kaylaine e a família adotaram a cadela Mel.
A dificuldade motora foi um dos motivos que levou o aposentado Antônio Lopes de Freitas, de 71 anos, a querer adotar um cachorro, além da orientação do fisioterapeuta que o acompanha. “Ele vai me ensinar a andar novamente após o Parkinson medicamentoso”, afirma. “Para o futuro, espero que ele me ensine a andar e que seja meu amigo”, acrescenta o senhor Antônio ao lado do cãozinho Kadu.
O especialista em comportamento canino, Lucas Chagas Bonoto, que na semana passada realizou palestra para os profissionais do Canil Municipal, também esteve no evento e conversou com visitantes sobre os cuidados importantes que devem ser tomados principalmente nos primeiros dias de convívio com o animal adotado.
“Me adote Aí!”
A campanha “Me adote Aí!” foi lançada pela atual gestão municipal com o objetivo de garantir um lar para os animais abrigados no Canil Municipal. Além do evento no Parque da Lajinha, os interessados em adotar um animal podem entrar em contato pelo telefone (32) 3225-9933, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h30 para agendar uma visita. O Canil Municipal fica na Rua Bartolomeu dos Santos, 680, Bairro São Damião.
Outras informações:
(32) 3690-7246 – Secretaria de Comunicação Pública (Secom)
(32) 3225-9933 – Adoção responsável
Acesse as redes sociais do Canil Municipal – ME ADOTA AÍ!