A Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) informa que irá reforçar suas linhas de transporte público em virtude do retorno gradual das aulas presenciais, iniciado nesta última segunda-feira, 20. Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, a iniciativa foi realizada em acordo com o Comitê Gestor de Transporte Público de Juiz de Fora que, semanalmente, reúne representantes da SMU e dos consórcios que atendem ao município para debater melhorias no trânsito.
Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Tadeu David, inicialmente serão disponibilizados mais de 30 veículos, distribuídos em diversas linhas da cidade. “Como o retorno às aulas está sendo realizado de forma gradual e híbrida, mesclando o regime presencial com o virtual, ainda não é possível mensurar de imediato o quanto isso irá impactar no trânsito do município. Por isso, estamos fazendo um acompanhamento diário em nosso sistema para que qualquer nova demanda seja suprida. Nosso objetivo é atender tanto os estudantes quanto os profissionais da educação, garantindo assim que ninguém fique sem acesso ao transporte público”, detalhou.
Cronograma do retorno gradual das aulas presenciais
O retorno das aulas presenciais teve início nesta segunda-feira, 20, sendo a primeira semana destinada à preparação dos trabalhadores e trabalhadoras da educação, e as semanas seguintes destinadas ao retorno dos alunos de forma híbrida, facultativa e escalonada. Os alunos da educação infantil retornam presencialmente a partir do dia 27 de setembro, seguidos do ensino fundamental I e Ensino de Jovens e Adultos (EJA), no dia 4 de outubro. No dia 11 de outubro, é vez do ensino fundamental II e ensino médio. O último grupo será dos alunos do ensino superior, no dia 18 de outubro.