Neste domingo, 19, a Defesa Civil realizou um simulado com os voluntários do primeiro Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) da Região Sul, que foram capacitados para auxiliar em ações de prevenção. Durante a atividade, o grupo caminhou pelo bairro Graminha a fim de aplicar em campo o conhecimento adquirido durante os módulos do curso de capacitação.
Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, foram percorridos trechos definidos a partir da percepção de risco dos moradores. O grupo – composto por oito voluntários – foi acompanhado por equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) e da Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur). Ao longo do trajeto, foram mostrados pontos de risco e os voluntários refletiram sobre os cuidados preventivos necessários.
Além disso, os participantes puderam tirar dúvidas sobre a possibilidade de corte de árvores da região. A supervisora do Departamento de Educação Ambiental e Proteção dos Recursos Naturais (Deapren), Mariana Morena, informou sobre os procedimentos para avaliação da necessidade de corte e poda de árvores. Já os bombeiros explicaram sobre a atuação do CBMMG no corte de árvores com risco iminente de queda.
Os membros do Nupdec receberam coletes, bonés e bottons personalizados. Também foram disponibilizados copos de água doados pela Cesama e, ao final da atividade, foram distribuídas mudas de plantas doadas pela Sesmaur.
As ações de prevenção da Defesa Civil, como a formação de Nupdecs, foi fortalecida com a vinda do órgão para a Secretaria de Governo (SG) nesta gestão. A gerente do Departamento de Prevenção e Atividades Intersetoriais (DPAI), Camila Galvão, ressalta a importância da mudança estrutural. “Com o apoio da secretária de governo, Cidinha Louzada, a Defesa Civil este ano está realizando uma série de ações com foco na prevenção a fim de mitigar risco e reduzir danos. A formação do Nupdec em Graminha é fundamental para a nossa atuação de prevenção no bairro, principalmente porque o grupo de voluntários é muito empenhado e está envolvido com o Nupdec”, afirma.
Com a formação do Nupdec, a capacitação do grupo será contínua. A moradora do Graminha Jocemara, que participou da capacitação do Nupdec, conta que a experiência mudou a forma como se relaciona com o bairro. “Moro no Graminha a vida inteira e algumas coisas sobre o bairro só fui conhecer durante os encontros do Nupdec. A Defesa Civil ensinou sobre prevenção de desastres e sobre formas de reduzir os danos, então vou a partir de agora vou ter uma força maior para ajudar o bairro”, pontua.