Excesso de entulhos na encosta leva Defesa Civil a interditar casas em Santa Luzia

Como medida preventiva, a Defesa Civil interditou 18 imóveis no bairro Santa Luzia nesta quinta-feira, 16. Diante do excesso de entulhos despejados irregularmente na encosta da Rua José Orozimbo de Oliveira, o risco de deslizamento de solo no local foi intensificado.

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora,  a rua José Orozimbo sofreu com o desabamento de um muro de contenção em janeiro do ano passado e, desde então, o local é constantemente monitorado pela equipe da Defesa Civil. Foram tomadas medidas para mitigação do risco, como a instalação de lona vinílica e leira para desviar as águas pluviais da encosta. Além disso, vistorias preventivas são realizadas pelo menos uma vez por mês.

Nas últimas vistorias preventivas, a Defesa Civil constatou grande aumento da quantidade de entulho despejado de forma irregular nas encostas da Rua José Orozimbo e identificou evolução de trincas e deformações. O subsecretário da Defesa Civil, Luís Fernando Martins, reforça a importância de descartar o lixo de forma consciente. “A questão do despejo de entulhos em locais inadequados é muito séria e pode levar a situações extremas. A nossa equipe faz vistorias frequentes no local e percebemos aumento significativo do lixo jogado sobre a encosta, o que amplia as chances de escorregamento e coloca em risco tanto residências localizadas abaixo do talude quanto alguns imóveis da Rua José Orozimbo”, explica.

Foram interditadas 15 casas na Rua José Orozimbo de Oliveira e três na Rua José Nicodemos da Silveira. As interdições foram necessárias para garantir a segurança das pessoas que residem nas proximidades. Todas as famílias que tiveram imóveis interditados estão sendo atendidas pela equipe de Serviço Social da Defesa Civil e as que estiverem dentro dos critérios serão encaminhadas para receber o auxílio moradia.

A secretária de governo, Cidinha Louzada, ressalta que as ações preventivas são essenciais para proteger a população. “Desde que a Defesa Civil passou a compor a Secretaria de Governo fizemos questão de valorizar o trabalho de prevenção para evitar desastres e reduzir os danos. Diante da avaliação da equipe da Defesa Civil em Santa Luzia, temos o compromisso de garantir segurança para a vida das pessoas e por isso a alternativa nesse momento em que o período chuvoso se aproxima foi a interdição das casas”, pontua.

Obras de contenção estão previstas

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) utilizará os recursos oriundos do acordo entre o Estado e a Vale, referente à reparação dos danos causados pela mineradora na região Metropolitana de Belo Horizonte, em obras de contenção que incluem a Rua José Orozimbo de Oliveira, como forma de solucionar o problema de deslizamentos no local.

O projeto de intervenção prevê a construção de muros de contenção nas áreas que estão com riscos iminentes de deslizamentos e já está em fase de elaboração. O termo de referência será enviado até o fim deste mês para análise da PJF. Após esse momento, a próxima etapa consiste na contratação da empresa que executará a obra.

Onde descartar o lixo?

No site do Demlurb estão disponíveis informações sobre alguns dos principais serviços relacionados ao descarte de resíduos e suas especificações, locais de entrega, dados estatísticos, parcerias e convênios com o órgão público municipal, através do menu Demlurb Informa.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.