PJF realiza abertura dos envelopes das chamadas públicas do Comida Boa

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou, na manhã desta terça-feira, 10, a abertura dos envelopes de documentação e projetos de vendas dos participantes das chamadas públicas do Programa Municipal de Compras Institucionais da Agricultura Familiar, o Comida Boa.

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, de acordo com a Comissão Especial de Licitação, composta por representantes da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Subsecretaria de Licitações e Compras (SSLICOM), nove cooperativas da Agricultura Familiar enviaram propostas referentes à chamada pública nº 001/2021, e 18 agricultores familiares individuais entregaram propostas referentes à chamada pública nº 002/2021.

A sessão de abertura dos envelopes foi aberta ao público e contou com a participação de agricultores familiares e representantes de cooperativas. A agricultora Lorena Aparecida dos Santos, do Assentamento Denis Gonçalves, em Goianá, acompanhou o momento e disse que “o programa será muito importante para o desenvolvimento dos agricultores. Vai ajudar a gente a alcançar um mercado muito maior do que imaginávamos”.

O representante da cooperativa do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Mauro Oteiro e Silva ressaltou que “o Comida Boa é um grande passo para seguirmos avançando e para que a população de Juiz de Fora possa comer não só comida, mas sim, alimento saudável e isso só se obtém com a agricultura familiar. Há um tempo que a gente vem tentando aproximação com o município, e até então nenhum mandato conseguiu atingir a agricultura familiar como um todo. Por isso, a iniciativa desta gestão em criar o programa é fundamental para que possamos trazer os produtos da reforma agrária, alimentos orgânicos e exclusivamente oriundos da agricultura familiar”.

Próximos passos

Após a conferência dos envelopes, a Comissão Especial de Licitação das chamadas públicas nº 001/2021 e nº 002/2021, avaliará toda a documentação dos participantes e seus respectivos projetos de venda. Em seguida, será divulgado no Atos de Governo, em até 30 dias após apresentação dos documentos, a lista dos credenciados aptos a fornecer para a Prefeitura. A partir disso, a Seapa entrará em contato para assinaturas dos contratos.

Inovação e comida boa na mesa

Pela primeira vez, a Prefeitura de Juiz de Fora compra diretamente da agricultura familiar. Serão 50 instituições sociais beneficiadas. O Programa Municipal de Compras Institucionais da Agricultura Familiar, o Comida Boa, foi criado pelo decreto N.º 14.478 – de 13 de abril de 2021 e tem o objetivo de promover o acesso à alimentação de qualidade e incentivar a agricultura familiar de Juiz de Fora e região.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.