O saltador Isaac Souza, já garantido nos Jogos Olímpicos de Tóquio, conquistou a medalha de ouro na etapa de Bolzano do Grand Prix de saltos ornamentais, na Itália, neste domingo (4.07). O atleta paraibano foi o melhor na prova da plataforma de 10 metros, com a nota de 377.50 pontos. Este foi o segundo ouro do país no torneio, já que a carioca Ingrid Oliveira venceu a mesma prova no feminino no sábado (3.07).
Ingrid somou 272.60 pontos na eliminatória e avançou às semifinais na segunda colocação. Já na semis, a carioca garantiu um lugar na disputa por medalha com 215.70 pontos. Na decisão, a atleta brasileira alcançou 305.90 pontos e conquistou o ouro.
O torneio serviu de preparação e treinamento para a seleção olímpica do Brasil para os Jogos de Tóquio. Na prova masculina, vencida por Isaac, Riccardo Giovanni e Andreas Larsen, da Itália, terminaram com a prata e o bronze. O brasileiro Kawan Pereira também estava classificado para a final, mas sentiu uma desconforto no aquecimento e foi poupado pela comissão técnica nacional.
Neste domingo, a delegação nacional também participou da disputa do trampolim de 3 metros feminino. Luana Lira terminou com a quarta colocação (242.65). A Seleção Brasileira Olímpica de Saltos Ornamentais, agora, retorna ao Brasil para finalizar a preparação para os Jogos Olímpicos de Tóquio.
Em Tóquio, o Brasil será representado por quatro atletas: Isaac Souza, Kawan Pereira e Ingrid Oliveira na plataforma de dez metros, além de Luana Lira no trampolim de três metros. Os quatro são integrantes do Bolsa Atleta, programa de patrocínio individual do Governo Federal Brasileiro, executado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.
Fonte: Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos