Prefeitura disponibiliza 50 leitos em abrigo emergencial para população vulnerável

O alojamento emergencial criado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), com o objetivo de abrigar pessoas em situação de rua durante as noites frias, reduzindo os impactos das baixas temperaturas sobre esta população, contará a partir desta sexta-feira, 2, com 50 vagas imediatas. Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, o quantitativo disponibilizado representa a capacidade total do espaço físico instalado no prédio da Empresa Regional de Habitação de Juiz de Fora (Emcasa), localizado na Avenida Sete de Setembro, 975. As vagas são preenchidas por ordem de chegada, com entrada a partir de 17h, pela Avenida Brasil, e o horário de saída é até às 9h. A iniciativa possui uma dinâmica diferente dos albergues existentes na cidade e tem como proposta oferecer conforto, alimentação, dignidade, segurança e respeito aos acolhidos.

O local, inaugurado na última quarta-feira, 30, conta com três andares, onde foram montados os dormitórios para acomodação desta população, inclusive, com a possibilidade de abrigar casais. Além disso, a casa possui banheiros masculino e feminino, com direito a banho; refeitório, onde são servidos café da manhã, das 7h30 às 8h20, e refeição noturna, a partir das 18h; uma rouparia improvisada com vestimentas, agasalhos e cobertores, arrecadados para serem doados aos acolhidos; uma área comum onde uma foi montada uma pequena biblioteca com publicações enviadas pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa); um espaço externo para acolhimento dos animais de estimação dos abrigados; e uma área para guardar os carrinhos, carroças e objetos de trabalho utilizados por alguns dos alojados no seu dia a dia. A alimentação está sendo servida com auxílio de instituições parceiras, como é o caso dos Vicentinos e da entidade Elos do Bem.

Em seu primeiro dia de funcionamento, o espaço abrigou 26 pessoas em situação de rua, número este que subiu para 29 na noite da última quinta-feira, 1º.

Plano de Contingência

A iniciativa faz parte do Plano de Contingência para Situações de Baixas Temperaturas, estabelecido pela Decreto N.º 14.628. O Plano permitirá o acionamento da rede de proteção para a realização de medidas estratégicas, toda vez que a cidade atingir 13 graus, com o objetivo de minimizar os impactos das baixas temperaturas sobre a população em situação de rua no município.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.