Nesta sexta-feira, 2, a equipe da Fiscalização realizou uma ação de presença nas principais vias do centro da cidade, para coibir o comércio ambulante irregular. Segundo informações do site da Prefeitura de Juis de Fora, desde as primeiras horas do dia, os fiscais juntamente com a Guarda Municipal e agentes do Procon se fizeram presentes nas ruas impedindo que ambulantes irregulares ocupassem o espaço para montar suas barracas.
Reorganização do Comércio ambulante
Termina na próxima quarta-feira, dia 7, o prazo para todos os ambulantes da cidade e profissionais da feira da Pechincha se cadastrarem junto à PJF. O cadastramento está sendo realizado pela Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), desde o dia 28 de maio, e contempla todos os ambulantes e feirantes que tenham licença permanente ou provisória e também os profissionais que realizam suas atividades sem qualquer licenciamento na Prefeitura. Até o momento, 528 ambulantes e 384 feirantes já se cadastraram. A adesão de toda a classe neste processo de reorganização é de extrema importância para o município, pois os dados obtidos através da pesquisa, possibilitará ao Executivo Municipal criar estratégias de organização de todo o comércio ambulante na cidade.
“O cadastramento é essencial para entender qual é a real necessidade de quem está trabalhando nas ruas. E para aqueles que há vários anos trabalham nas vias públicas, na ilegalidade, abre a possibilidade de conseguirem seu espaço“, destaca Cláudio Souza de Menezes, presidente da Associação de apoio aos Camelôs, ambulantes e artesãos de Juiz de Fora.
Como se cadastrar
A PJF organizou toda a estrutura para o atendimento, com a intenção de facilitar a vida do empreendedor e evitar gastos com a contratação de serviços de terceiros. As informações estão sendo coletadas de forma muito simples, sem burocracia. Os interessados, podem responder as perguntas pela internet, através do site da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) ou pessoalmente, no primeiro andar da Sesmaur, com integral suporte para esclarecimento de dúvidas e orientações para o preenchimento.
Endereço
Pessoalmente: Avenida Barão do Rio Branco, 1.843, no Centro, no prédio da Cesama. Horário de atendimento: segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h.