Nesta quinta-feira, 20, a Guarda Municipal (GM) de Juiz de Fora participou de uma ação de sensibilização para a doação de Sangue ao Hemominas. Uma blitz uniu parceiros voluntários, para levar o apelo a motoristas, que passaram pelo cruzamento da Avenida Rio Branco com Rua Halfeld. A campanha visou à mobilização de doadores para abastecimento dos estoques do banco de sangue local. O Hemocentro de Juiz de Fora precisa de 160 doadores diários, para atender 57 hospitais da cidade e região. Números, que devido ao período de pandemia, não têm sido alcançados.
Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, para doar sangue, a pessoa deve estar alimentada e em condições plenas de saúde. Ter entre 16 e 69 anos, apresentar documento original que contenha foto, filiação e assinatura (Carteira de Identidade ou de Trabalho, por exemplo). Também é necessário ter mais de 50 quilos e, para quem já é doador, respeitar o intervalo de doação, que para mulheres é de 90 dias e, para os homens, 60 dias.
O funcionamento do Hemominas acontece de segunda a sábado na Rua Barão de Cataguases, esquina com a Rio Branco, Bairro Santa Helena, no horário das 7h às 12h. O doador também pode agendar sua doação pelo site do Hemominas .
A GM se coloca a favor da vida, solidária à situação de baixo estoque de sangue. A doação de sangue é uma prática comum entre os integrantes da corporação. Já faz parte da cultura interna a adesão a campanhas e a realização de doação voluntária individual ao Hemominas.