Fiscalização orienta estabelecimentos no primeiro fim de semana do retorno à faixa vermelha em Juiz de Fora

A cidade de Juiz de fora voltou a seguir as medidas do Programa Municipal de Enfrentamento à Covid-19, neste sábado, 17. A operação “Fiscalização Pela Vida” atuou durante o fim de semana em diversos pontos da cidade, com o propósito de garantir o cumprimento da legislação e das medidas sanitárias. No momento, o município está classificado na Faixa Vermelha do “Juiz de Fora Pela Vida”.

Segundo informações do site da Prefeitura de Juiz de Fora, além de visitas orientativas, os fiscais de posturas da Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur) vistoriaram 60 estabelecimentos entre sábado, 17, e domingo, 18. Foram emitidos 6 autos de infração e 2 notificações. Já os agentes de transporte e trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMU) abordaram 92 ônibus neste sábado, 17.

A secretária de governo, Cidinha Louzada, que coordena as ações da operação Fiscalização pela Vida, pontua que é essencial a conscientização das pessoas e as denúncias. “As aglomerações e irregularidades podem refletir, no futuro, no agravamento da situação da pandemia na cidade. A gente pede que todos os protocolos sejam cumpridos para que não seja necessário retornar à faixa roxa”, ressalta. Só foi possível a reabertura de setores do comércio diante da queda do número de casos e do número geral de hospitalizações na cidade.

Contudo, as irregularidades verificadas no primeiro final de semana de lockdown preocupam a equipe de Fiscalização.  O consumo de bebida alcoólica em restaurantes, além do funcionamento irregular de bares – que estão autorizados a atender apenas por delivery, foram os principais descumprimentos constatados. Os comércios que não cumprirem as normas estão sujeitos a autuação e interdição, sendo prevista interdição de sete dias na primeira reiteração; de 15 dias na segunda; e, na terceira vez, a interdição será até o fim do estado de calamidade pública. Outro problema identificado pela Fiscalização foi aglomeração na BR-440. Para atuar no local, que é via federal, será acionada a Polícia Rodoviária Federal (PRF).




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.