Idosos de 85 a 87 anos começam a ser vacinados nesta sexta, dia 5

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) inicia, a partir desta sexta-feira, 5, a vacinação contra a Covid-19) em idosos de 85 a 87 anos. A imunização será feita no drive-thru que estará em funcionamento no estacionamento da Faculdade de Educação da UFJF nesta sexta-feira, 5, e no sábado, 6, das 9h às 16h. Esse público ainda pode recorrer ao Departamento de Saúde do Idoso (DSI), na Rua Batista de Oliveira 943, Granbery, que funciona das 8h às 16h, e nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Benfica, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora Aparecida, Vila Ideal, Santa Luzia, São Pedro e Borboleta. O atendimento nas UBSs acontece durante a semana, das 8h às 16h, exceto às quintas-feiras, data na qual as unidades interrompem o atendimento ao público a partir das 14h para a realização de atividades internas.

O drive-thru na UFJF marca o início da imunização em idosos desta faixa etária, entretanto, os idosos de idades acima de 85 anos que ainda não receberam a primeira dose do imunizante, também poderão se vacinar no drive-thru. Contudo, idosos que necessitem receber a aplicação da segunda dose não serão atendidos no local, devendo a imunização da segunda dose ser realizada no DSI e nas sete UBSs.

A Secretaria de Saúde (SS) alerta aos idosos e seus familiares que não é necessário ter pressa para se dirigir aos locais de vacinação, principalmente na sexta e sábado no drive-thru da UFJF, pois a vacinação prosseguirá ao longo da semana nos locais já indicados anteriormente. Além disso, a SS orienta também aos idosos que evitem se dirigir aos postos de saúde nos horários de grande fluxo, como na parte da manhã, e que optem por se imunizar em uma das sete UBSs, que são mais descentralizadas, evitando filas.

Antes de ir aos postos de vacinação, é necessário realizar o pré-cadastramento no site da PJF. O formulário on-line pode ser acessado por meio do banner disponível na página inicial da Prefeitura. A vacinação no município segue as orientações do Plano Nacional de Imunização (PNI).

O preenchimento do formulário é simples. Os idosos ou seus familiares devem inserir dados como nome, CPF, data de nascimento, sexo, telefone, idade, e informar se está acamado ou se tem alguma comorbidade. O questionário não é um sistema de agendamento, pois tem o objetivo de agilizar o atendimento nos locais de vacinação e evitar aglomerações na aplicação das vacinas.

Impressão de formulário

A Prefeitura disponibilizou um formulário que pode ser impresso e preenchido pelos idosos ou seus familiares e ser entregue no momento da vacinação. Ele está localizado acima do formulário do pré-cadastramento e pode ser acessado pelo link. Abaixo do formulário encontra-se a orientação para não preenchimento do campo “Estabelecimento de saúde”.

Documentos solicitados

No ato da vacinação, os idosos devem entregar cópia da identidade com foto e do comprovante de residência. Caso o comprovante não esteja em nome da pessoa a ser vacinada, deve ser apresentada declaração do titular da residência, confirmando que ela reside no local.

Locais de vacinação a partir desta sexta-feira, dia 5:

*Drive-thru montado no estacionamento da Faculdade de Educação, no Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na sexta-feira, 5, e no sábado, 6, das 9h às 16h.
*Departamento de Saúde do Idoso: na Rua Batista de Oliveira, 943, Granbery; de segunda à sexta-feira de 8h às 16h.

Nas UBSs, segunda, terça, quarta e sexta o horário de funcionamento é de 8h às 16h; às quintas, o horário é das 8h às 14h.

*UBS Benfica: Rua Guararapes, 106;
*UBS Nossa Senhora das Graças: Rua Queluz, 72;
*UBS Nossa Senhora Aparecida: Rua Nossa Senhora Aparecida, 775;
*UBS Vila Ideal: Avenida Francisco Valadares, 1.910;
*UBS Santa Luzia: Rua Torreões, s/nº;
*UBS São Pedro: Rua João Lourenço Kelmer, 1.433;
*UBS Borboleta: Rua Tenente Paulo Maria Delage 297.

Fonte: Assessoria PJF




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.