A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) informa que estará disponibilizando um total de 1.386 vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no primeiro semestre de 2021 e serão distribuídas em 61 cursos.
Ao todo serão 1.174 vagas em 51 cursos no campus-sede em Juiz de Fora, 212 oportunidades em Governador Valadares distribuídas em 10 cursos. Além disso, há 700 vagas destinadas às ações afirmativas, conforme o termo de adesão divulgado pela Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese).
O edital havia sido publicado no Diário Oficial da União no último dia 11 de fevereiro. O prazo de inscrições começa no dia 6 e termina no dia 9 de abril e os resultados serão divulgados no dia 13 do mesmo mês. Os candidatos irão concorrer à seleção se os mesmos tiverem realizado as provas do Ensino Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, além de ter concluído o Ensino Médio e não ter zerado a prova de redação.
As inscrições podem ser efetuadas no portal do Sisu, informando o número de inscrição e a senha utilizada no Enem 2020. Feito essa etapa, o candidato deve preencher seus dados e escolher até dois cursos de interesse, bem como a modalidade de ingresso. Durante o período de inscrições, o estudante pode alterar os cursos, conforme as preferências e as chances de conseguir a vaga, a partir das parciais de notas de corte.
Dentre as vagas disponibilizadas pela UFJF, o candidato encontra nove grupos de acesso, sendo um de ampla concorrência e outros oito destinados para as ações afirmativas, conforme o quadro abaixo:
Período de matrículas
Os aprovados na primeira chamada devem efetuar suas matrículas entre os dias 14 e 19 de abril. Todos devem estar atentos à escolha do grupo e aos documentos requeridos pela instituição. Todas as informações referentes à matrícula estarão disponíveis na página da Coordenadoria Geral de Assuntos Acadêmicos (Cdara). Os candidatos que desejam se inscrever para a lista de espera entre 13 e 19 de abril, devem se manifestar.