A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) iniciou nesta segunda-feira (22), a vacinação contra a Covid-19 em idosos com idade de 88 e 89 anos. A imunização deste grupo ocorre em sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Departamento de Saúde do Idoso (DSI). O horário de funcionamento nas unidades é das 8h às 16h, sem interrupções; às quintas, o funcionamento para vacinação nas unidades básicas de saúde é até as 14h, pois os servidores realizam atividades internas nesse dia da semana.
Assim como vem sendo feito em idosos de 90 anos ou acima e nos profissionais de saúde da ativa de 60 anos ou mais, o pré-cadastramento é feito através de formulário online, disponibilizado pela Secretaria de Saúde (SS), que pode ser acessado por meio do banner disponível na página inicial da Prefeitura. A vacinação no município segue as orientações do Plano Nacional de Imunização (PNI).
No ato do preenchimento, os “idosos ou seus familiares devem inserir dados como nome, CPF, data de nascimento, sexo, telefone, idade, e informar se está acamado ou se tem alguma comorbidade”. O objetivo é agilizar o atendimento nos locais de vacinação e evitar aglomerações na aplicação das vacinas.
Durante o processo de vacinação, “os idosos de 88 anos ou mais devem apresentar cópia da identidade com foto e do comprovante de residência. Caso o comprovante não esteja em seu nome, será necessária uma declaração por escrito do titular da residência, confirmando que a pessoa reside no local”.
A Prefeitura explica que a vacinação no grupo com idade de 90 anos ou mais, continua nas UBSs e no DSI. Já a vacinação dos profissionais da saúde da ativa de 60 anos ou mais será realizada até o dia 26 de fevereiro. Conforme dados da PJF, o município já tem 19.122 pessoas imunizadas com a primeira dose, e 10.456 pessoas com a segunda.
Vacinação dos acamados começa pelas áreas descobertas
A Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SSVS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) está realizando a imunização em idosos com 90 anos ou mais pré-cadastrados como acamados e que residem em áreas não cobertas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Já o Departamento de Internação Domiciliar (DID) vai atender os idosos vinculados ao programa e também foi acionado pela Vigilância Epidemiológica para atuar na área descoberta.
As UBSs, por sua vez, estão concluindo levantamento dos idosos na sua área de cobertura e também usando dados do pré-cadastramento para definir o público-alvo desta etapa. A vacinação dos acamados nas áreas cobertas por UBSs já está disponível.
Locais de vacinação de idosos com 88 e 89 anos:
Departamento de Saúde do Idoso: na Rua Batista de Oliveira, 943;
UBS Benfica: Rua Guararapes, 106;
UBS Nossa Senhora das Graças: Rua Queluz 72.
UBS Nossa Senhora Aparecida: Rua Nossa Senhora Aparecida, nº 775;
UBS Vila Ideal: Avenida Francisco Valadares, nº 1.910;
UBS Santa Luzia: Rua Torreões, s/nº;
UBS São Pedro: Rua João Lourenço Kelmer, nº 1433;
UBS Borboleta: Rua Tenente Paulo Maria Delage 297.
Aplicação de segunda dose
Nesta semana, as equipes de imunização estão realizando, além da vacinação dos idosos de 88 anos ou mais e dos profissionais da saúde ativos de 60 anos ou mais, a aplicação da segunda dose nos profissionais e trabalhadores da saúde já imunizados com a primeira dose. A segunda dose precisa ser ministrada no intervalo entre 14 e 28 dias. O reforço da vacina é fundamental para garantir a imunidade.