A Alpha Tauri apresentou na manhã desta sexta-feira (19), o seu novo carro para a disputa da temporada 2021 da F1. O modelo batizado AT02, foi o segundo a ser divulgado nessa semana, além da McLaren. O conjunto é basicamente o mesmo de 2020, mas com atualizações na aerodinâmica e na unidade de potência fornecida pela Honda.
Neste ano a equipe contará com o francês Pierre Gasly, vencedor do GP da Itália e o novato japonês Yuki Tsunoda, que será o substituto de Daniil Kvyat, que não teve seu contrato renovado. Para o chefe de equipe Franz Tost, o objetivo é obter uma pontuação superior em relação ao último ano e traça metas com a nova dupla:
“Em 2020, a Scuderia Alpha Tauri era uma equipe do pelotão intermediário, no qual estávamos lutando contra outras equipes como McLaren, Renault e Racing Point, mas nosso objetivo para este ano é estar consistentemente no topo deste pacote e melhorar ainda mais. Para isso, temos que evitar problemas de confiabilidade e terminar todas as corridas na zona de pontuação. Isso só pode acontecer se não cometermos nenhum erro, então temos que estar 100% concentrados em nosso trabalho, corrida após corrida, dentro e fora da pista, porque nossos competidores são difíceis de lutar. Faremos o possível para proporcionar um bom show para todos os fãs de F1, que espero ver de volta na pista enchendo as arquibancadas em breve” explica.
Durante a apresentação do novo carro, Pierre Gasly diz que espera ter aproveitamento regular durante a temporada, com bons resultados nas corridas e diz estar pronto para liderar a equipe:
“Estou pronto para assumir o papel de líder de equipe. Yuki é um piloto muito rápido e ele nos ajudará a levar a equipe adiante – trabalharemos juntos para conseguir isso. Eu realmente acredito que o ano passado foi o melhor da equipe em termos de como trabalhou, o desenvolvimento, o desempenho e a forma como gerenciou os fins de semana de corrida. Sempre estou com fome de mais e tenho certeza de que podemos alcançar grandes feitos em 2021”.
Já Tsunoda fala sobre a expectativa de fazer sua estreia na principal categoria do automobilismo mundial e traça objetivos para o campeonato:
“Tive a sorte de passar algum tempo com a Scuderia Alpha Tauri antes da temporada, então já estou desenvolvendo relacionamentos fortes e aprendendo muito com eles – incluindo Pierre, que é um talento incrível. Meu principal objetivo é aprender rapidamente e entregar resultados o mais rapidamente possível, e estou muito animado para começar”.