Idosos acamados recebem vacina contra a Covid-19 em Juiz de Fora

A Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SSVS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) iniciou o processo de vacinação contra a Covid-19, em idosos com 90 anos ou mais, que foram pré-cadastrados como acamados e que residem em áreas não cobertas pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Os demais idosos serão imunizados pelas equipes das UBSs de seu bairro a partir desta segunda-feira (22).

Segundo dados da Prefeitura, dentre os 2.580 cadastrados, 1.809 já foram imunizados com a primeira dose, o que representa 70% do grupo. O número de idosos de 90 anos ou mais declarados como acamados é de 713 e boa parte já recebeu a primeira dose durante o fim de semana, no drive-thru realizado na Universidade Federal de Juiz de Fora. (UFJF).

A Vigilância Epidemiológica informa que acionou o Departamento de Internação Domiciliar (DID) para prestar atendimento aos idosos vinculados ao programa, bem como atuar na área descoberta. A gerente Verônica Mendonça informou que veículos e profissionais vão ser disponibilizados pelo Departamento para a vacinação.

A Prefeitura detalha também que as UBSs estão na fase de conclusão do levantamento dos idosos na sua área de cobertura e também usando dados do pré-cadastramento para definir o público-alvo desta etapa. A previsão é de que a vacinação das pessoas a partir dos 90 anos comece na próxima semana.

Aplicação das doses em não acamados e profissionais de saúde

Em nota a Prefeitura explica que “a imunização dos não acamados e dos profissionais de saúde com 60 anos ou mais, que se encontram na ativa, prossegue das 8h às 16h, sem interrupções, no Departamento de Saúde do Idoso e em mais sete Unidades Básicas de Saúde, a princípio, até sexta-feira, 19. Eles devem realizar o pré-cadastramento no site da PJF. Nas UBSs, às quintas-feiras, a imunização acontece até às 14h. O número de profissionais já cadastrados é de 635 e, destes, 437 já foram imunizados com a primeira dose, número que corresponde a 68,6%”.

No caso dos idosos com 90 anos ou mais, deve ser apresentada uma cópia do documento de identidade com foto e do comprovante de residência. Caso este “não esteja em seu nome, será necessária uma declaração por escrito do titular da residência, confirmando que a pessoa reside no local”.

Além disso, as doses estão sendo aplicadas em profissionais de saúde na ativa, com idade de 60 anos ou mais. Neste grupo estão incluídos todos os que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência à saúde, sejam hospitais, clínicas, ambulatórios e outros locais, nas redes pública e privada.

Serão atendidos também os profissionais autônomos, os quais devem apresentar “documento (original e cópia) da carteira de registro do Conselho de Classe e também de um documento que comprove a vinculação ativa com serviço de saúde ou apresentação de declaração emitida pelo serviço. Os autônomos, com mais de 60 anos, devem apresentar cópia do registro do conselho de classe ativo”.

Locais de vacinação

Departamento de Saúde do Idoso: na Rua Batista de Oliveira, 943;

UBS Benfica: Rua Guararapes, 106;

UBS Nossa Senhora das Graças: Rua Queluz 72;

UBS Nossa Senhora Aparecida: Rua Nossa Senhora Aparecida, nº 775;

UBS Vila Ideal: Avenida Francisco Valadares, nº 1.910;

UBS Santa Luzia: Rua Torreões, s/nº;

UBS São Pedro: Rua João Lourenço Kelmer, nº 1.433;

UBS Borboleta: Rua Tenente Paulo Maria Delage 297.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.