Seleção de ginástica artística masculina faz estágio de treinamento no CT Time Brasil

A Seleção Brasileira de Ginástica artística masculina participa de um treinamento com foco especial nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no CT Time Brasil, no Rio de Janeiro. Entre os participantes estão todos os ginastas que representaram o Brasil no último Mundial. A ação, que acontece desde o dia 16 e termina dia 28 de janeiro, fazem arte do planejamento da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG). No final de novembro, foi realizado outro Estágio, no mesmo local. 

“O estágio de novembro foi de extrema importância. Por meio dele, foi possível estruturar o planejamento para 2021, baseado nos objetivos da equipe, bem como individuais. Assim estruturamos junto às equipes de trabalho técnicas e multidisciplinares qual o melhor momento para preparação e competições-alvo para cada atleta”, diz Marcos Goto, Coordenador da Seleção de Ginástica Artística Masculina.

No CT se reúnem nove atletas e sete treinadores, número limitado devido aos protocolos estabelecidos em decorrência da pandemia. O Coordenador da Seleção explica que o atual momento é estratégico. “Nossa corrida para o próximo ciclo já começou. Iniciamos um trabalho de base muito forte nos últimos quatro anos e agora ele se intensifica. Estamos encerrando um ciclo olímpico e já iniciando outro. Por isso, precisamos estar com força total”.

O calendário de preparação já está estruturado, segundo Goto. “Estamos confiantes de que será possível cumpri-lo e chegar aos Jogos Olímpicos com nossos atletas nas melhores condições físicas, técnicas e emocionais”.

Ainda na avaliação de Goto, em 2020 a união foi a marca da Seleção Masculina e de todos os profissionais envolvidos no trabalho com ela. “O ano passado foi desafiador. Nós o iniciamos com muitas expectativas e grande planejamento. Tivemos um grande Estágio de Treinamento e chegamos a participar de uma competição que não foi finalizada devido à pandemia. Nosso time se manteve unido e ativo no período de isolamento social. Nós nos encontramos (virtualmente) diariamente e conseguimos aproveitar esse período para equilibrar fisicamente nossos atletas. Contamos com a equipe multidisciplinar que, de forma virtual, avaliou os atletas, identificando os pontos de atenção. Atacamos o que podíamos. Os treinadores se reinventaram. Quando retornamos ao ginásio, nossas perdas foram bem menores do que esperávamos”, diz o treinador. “Fizemos um excelente retorno através da Missão Europa, realizada em parceria entre CBG e Comitê Olímpico do Brasil. Foi uma estrutura que nos permitiu voltar ao Brasil em excelentes condições de treinamento. Nós fechamos o ano com um Estágio de Treinamento e começamos 2021 com muito trabalho. Treinadores e atletas estão empenhados para melhorar cada vez mais a performance do time. No próximo Estágio de Treinamento, já poderemos mensurar as condições de cada um”.

Estágio de Treinamento – 16 a 28 de janeiro, no Centro de Treinamento Time Brasil

Ginastas convocados:

Arthur Nabarrete Zanetti (SERC / SP), Artur Nory O. Mariano (ECP/SP), Caio Campos Souza (ADC S BERNARDO / SP), Diogo Brajão Soares (PIRA OLÍMPICA / SP), Francisco Barretto Junior (ECP/SP), Leonardo Matheus Souza (MTC/ MG), Lucas de Souza Bitencourt (MTC/ MG), Tomás Rodrigues Florêncio, Yuri Guimarães Monteverde (SERC/SP)

Treinadores: Cristiano Albino, Daniel Biscalchin, Marcos Goto, Ricardo Yokoyama, Robson Caballero

Coordenação do estágio: Henrique Motta, Juliana Fajardo.

Fonte: COB




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.