A Alfa Romeo, divulgou nesta quarta-feira (20), a data do lançamento oficial de seu novo carro, a ser utilizado na temporada 2021 da F1. A equipe também a primeira do grid a anunciar o lançamento. Através de uma publicação em seu site oficial, o modelo C14 será apresentado no dia 22 de fevereiro, em Varsóvia, na Polônia, uma vez que seu patrocinador master, a petrolífera “Orlen”, tem sede na capital.
Para este ano, a Alfa Romeo manteve sua mesma dupla de pilotos da última temporada: o finlandês Kimi Raikkonen e o italiano Antonio Giovinazzi. O campeonato começa no dia 28 de março no Bahrein.
A nomenclatura do novo carro, gerou uma certa confusão dentro da principal categoria do automobilismo mundial. No ano passado, a equipe batizou de C39, naturalmente o composto em 2021 deveria se chamar C40. Entretanto, o novo regulamento, que muda completamente o desenho e formato dos carros, entraria em vigor para esta temporada, mas por conta da pandemia do Covid-19, as equipes e os dirigentes concordaram em adiar para 2022.
Mas a Alfa Romeo já desenvolvia seu novo equipamento, já fazendo adaptações para o novo regulamento e antes do início da pandemia. Diante disso, foi acordado que o modelo de 2021 seria o C41.
Restando pouco mais de dois meses para o início da temporada 2021, o calendário da F1 já sofreu alterações, dentre elas o adiamento do GP da Austrália, para o dia 21 de novembro. Segundo informações, o governo australiano implementou novas restrições impostas, como forma de prevenir uma possível segunda onda do Coronavírus. Dentre as medidas preventivas, os funcionários de todas as equipes da principal categoria do automobilismo mundial, devem permanecer em quarentena durante 14 dias, após a chegada ao país. Além disso, todos devem criar uma biosfera como aconteceu em Abu Dhabi, gerando assim um grande desafio financeiro e logístico.
Diante disso, o GP do Bahrein, marcado para o dia 28 do mesmo mês, passará a ser a etapa de abertura da temporada 2021, da principal categoria do automobilismo mundial.