Técnica de enfermagem recebe a primeira dose da vacina contra Covid-19 em Juiz de Fora

Um dia após a chegada das vacinas contra a Covid-19, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) iniciou na manhã desta quarta-feira (20), no Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Plano de Operacionalização da Imunização contra a doença.

Estiveram presentes na solenidade, a prefeita Margarida Salomão (PT), o Secretário de Saúde Carlos Eduardo Amaral, a Secretária Municipal de Saúde Ana Pimentel, o presidente da Câmara Municipal Juraci Scheffer e o reitor da UFJF Marcus David.

A prefeita comemorou o início da vacinação: “O momento é importantíssimo e histórico. A cidade está profundamente prejudicada pela pandemia, não só em termos de vidas perdidas, pelos números de pessoas contaminadas, ou pela pressão sobre o Sistema de Saúde, mas também pela crise econômica e social e, por isso, a vacina é um alento”.

Na manhã de hoje, a técnica de enfermagem, Denise Maria Rocha de Freitas, 43 anos, foi a primeira a receber a dose no município. Ela é servidora no HU desde 2017 e atua na área há 12 anos. Além disso, trabalha diretamente com pacientes infectados pelo Coronavírus. Para ela, “trabalhar no enfrentamento é uma mistura de sentimentos, medo e satisfação. Tenho familiares com comorbidade e fico com receio de transmitir para eles, mas, por outro lado, é uma alegria, por poder ajudar a salvar vidas e é muito gratificante ver um paciente bem e indo embora”.

Além de Denise, outras três profissionais da saúde receberam suas respectivas doses: a enfermeira Geórgia Andréia de Carvalho Castro, 49 anos, que atua na área da saúde há 21 anos e trabalha na Unidade Básica de Saúde (UBS) no Linhares; a enfermeira Amanda Assunção Sudário, de 34 anos, e trabalha na equipe de coleta dos testes de Covid-19; e a técnica de enfermagem Eva Sueli Faustino Maria, 52 anos. Ela trabalha na área há 30 anos e atua no PAM Marechal e é servidora da PJF.

Todas foram escolhidas, usando como base o Plano de Vacinação, que prevê aplicação da vacina em profissionais que atuaram no combate à pandemia.

A secretária de Saúde, Ana Pimentel, explica a escolha dos nomes e do HU como local para marcar o início dos trabalhos:

“É um encontro da trajetória de construção do SUS com a trajetória de cuidado das mulheres, que é histórico, uma virada na pandemia. O Hospital Universitário tem uma larga trajetória de ensino e pesquisa. A gente queria agradecer muito pela acolhida que o HU e a UFJF nos possibilitaram nesse momento. Ao começar a campanha aqui, estamos afirmando nosso compromisso com o serviço público de saúde e de educação na cidade e no Brasil”, ressalta.

Em postagem no Instagram, Margarida Salomão celebra as primeiras aplicações da vacina:

“Denise, Geórgia, Amanda e Eva. Essas são as mulheres que receberam as primeiras doses de vacina contra a Covid-19 em Juiz de Fora. Técnicas de enfermagem, enfermeiras, agentes de vacinação. Guerreiras contra a pandemia. Que sejam a vanguarda de nossa vitória”.

Longo caminho a ser percorrido

 O secretário estadual de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, acredita que o início da vacinação é a abertura de um caminho a ser traçado. “É uma honra estar aqui hoje, estamos rodando o Estado. Para nós é um momento muito especial a chegada da vacina. Agora teremos a condição de começar a caminhar, ter um norte mais definido. Gostaria de deixar uma mensagem positiva. O ideal é vacinar todo mundo. O gargalo hoje é a capacidade da indústria entregar as doses para nós. À medida que ela for entregando, nós vamos vacinando. O estado de Minas provou que temos condições de fazer as doses chegarem aos municípios na velocidade necessária”.

Entrega das doses

 Na manhã de terça-feira (19), Juiz de Fora recebeu o primeiro lote de vacinas contra a Covid-19, entregue pelo Governo de Minas Gerais. O voo que trouxe o carregamento das doses feitas pela CoronaVac, pousou no Aeroporto da Serrinha por volta das 10h35. No final da tarde, veio o segundo carregamento.

O Governo havia anunciado que irá distribuir 560 mil doses pelo estado, enquanto que Juiz de Fora irá receber 15 mil unidades. A princípio, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) programou a distribuição para os demais municípios para essa quarta-feira, mas a metade dessas cidades se antecipou e buscou o medicamento na terça.

Plano de Operacionalização da Imunização contra a Covid-19

Na coletiva de segunda-feira (18), contando com a presença da Secretária de Saúde, Ana Pimentel, a Subsecretária de Vigilância em Saúde, Cecília Kosmann e a Subsecretária de Urgência e Emergência, Renata Prado, foi apresentado o Plano de Operacionalização da Imunização contra a Covid-19.

O imunizante precisará ser aplicado em duas doses. Dessa forma, a ação vai atender a 7.500 pessoas, em um intervalo entre 10 e 15 dias, como explica Ana Pimentel:

“As duas doses devem ser aplicadas no intervalo de duas a quatro semanas. Caso concretize o número, cerca de 7.500 pessoas devem receber no primeiro momento, no entanto, dependemos da continuidade de distribuição”

O Plano de Operacionalização será dividido em três etapas: pré-campanha, campanha e pós-campanha. A organização se dará em torno de cinco eixos; imunização, farmacovigilância, sistemas de informação, comunicação social e segurança pública.

A Subsecretária em Vigilância e Saúde, Cecília Kosmann, detalhou como os grupos prioritários serão divididos: “A aplicação dos imunizantes acontece em três fases com grupos prioritários em cada uma delas. A primeira fase contempla três grupos prioritários: o primeiro tem como foco a imunização dos trabalhadores da saúde da área assistencial que estão na linha de frente; trabalhadores em instituições de longa permanência; profissionais de residências terapêuticas. O segundo grupo abrange pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas, pessoas de 18 anos ou mais com deficiência, em residências inclusivas; e idosos com 75 anos ou mais; e o terceiro grupo os demais trabalhadores da saúde”.

A PJF informa também que na segunda fase, os idosos entre 60 e 74 anos terão prioridade para receber as doses, enquanto que na terceira, serão as pessoas com comorbidades, como diabetes, hipertensão sistêmica grave e doença renal, entre outras. O público prioritário estimado em todos esses grupos no município é de 135.223.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.