FIFA realiza sorteio dos confrontos do Mundial de Clubes; campeão da Libertadores enfrenta Ulsan ou Tigres

Em sorteio realizado na tarde desta terça-feira (19) em Zurique na Suíça, a FIFA definiu os confrontos da fase de quartas de final do Mundial de Clubes Catar 2020. Como o Auckland City da Nova Zelândia já tinha se retirado da competição, por conta das medidas rigorosas contra o Coronavírus, o anfitrião Al Duhail, que seria adversário dos neozelandeses, se classificou automaticamente. O torneio irá começar no dia 4 de fevereiro.

Como de praxe, o campeão da Libertadores (Palmeiras ou Santos) e o vencedor da Champions League (Bayern de Munique), já estão garantidos nas semifinais. O sorteio feito na sede da entidade máxima do futebol, definiu os seguintes confrontos: Tigres (Campeão da CONCACAF) x Ulsan Hyundai (Campeão da AFC) e Al Duhail (país-sede) x Al Ahly (Campeão da CAF).

Diante deste cenário, o vencedor do duelo entre mexicanos e sul-coreanos, será o adversário de Palmeiras x Santos, no dia 7 de fevereiro. Consequentemente, o ganhador do confronto entre catarianos e egípcios, enfrenta o Bayern de Munique no dia 8 do mesmo mês.

Como havia sido anunciado na segunda-feira (18) pela FIFA, os Estádios Ahmad Bin Ali e Education City, serão os dois palcos a receberem as partidas do Mundial de Clubes. Ambos irão sediar jogos da Copa do Mundo Catar 2022.

Chaveamento do Mundial de Clubes: Santos ou Palmeiras enfrentarão Tigres (México) ou Ulsan (Coreia do Sul) — Foto: Reprodução / Fifa.com

Conheça os times participantes

Al Duhail (Catar): Anfitrião da competição por vencer a última edição do Campeonato Catariano, será sua primeira participação do Mundial de Clubes. Seu elenco conta com três brasileiros: Luiz, Edmilson Junior e Dudu (ex-jogador do Palmeiras). O clube foi campeão nacional por 7 ocasiões, uma vez da segunda divisão e da Copa Príncipe do Catar.

Al Ahly (Egito): Considerado como o maior clube da história do futebol egípcio, tendo conquistado o campeonato local em 42 ocasiões e a Taça Egípcia 37 vezes. Em 2000 foi eleito como o “Clube Africano do Século XX” pela Confederação Africana de Futebol (CAF). É o maior vencedor da Liga dos Campeões da CAF com 9 títulos e esta será sua sexta participação no Mundial de Clubes. Sua melhor campanha foi o terceiro lugar em 2006.

Tigres UANL (México): Após amargar o vice da CONCACAF em três oportunidades, o Tigres de la Universidad Autónoma de Nuevo León, finalmente conquistou o principal título na América do Norte, ao vencer o Los Angeles (EUA), na final por 2×1. Consequentemente, está fazendo sua estreia no Mundial. Comandado pelo brasileiro Ricardo Ferretti, o time conta também com o volante Rafael Carioca (ex-Grêmio, Vasco e Atlético-MG). Em sua história, foi campeão mexicano sete vezes e tem três títulos de Copa.

Ulsan Hyundai (Coréia do Sul): Propriedade da empresa Hyundai Heavy Industries da Coréia do Sul, o Ulsan chega ao Mundial de Clubes pela segunda vez em sua história, após vencer a Liga dos Campeões da AFC, levando a melhor sobre o Persepolis do Irã. Sua primeira participação em Mundiais, foi em 2012, mas foi eliminado logo no duelo contra o Monterrey, que curiosamente também é time mexicano. Foi campeão sul-coreano duas vezes, tem cinco títulos de Copa da Liga, um de Supercopa e uma de Copa da Coréia do Sul.

Bayern de Munique (Alemanha): Embalado pela temporada vitoriosa com os títulos do Campeonato Alemão, Copa da Alemanha, Supercopa da Alemanha, Liga dos Campeões e Supercopa da UEFA, o Bayern de Munique O clube alemão vai para sua quinta participação, uma vez que desistiu de jogar em 1974 e em 75 não houve duelo na final. Ao todo o time tem como principais títulos: Campeonato Alemão (30), Copa da Alemanha (20), Liga dos Campeões (6), Liga Europa (1) e Mundial (3).

 




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.