Romeu Zema acompanha a distribuição de seringas, utilizadas para a vacinação contra o Covid-19

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, esteve presente nesta sexta-feira (15) em Juiz de Fora, para fazer o acompanhamento da distribuição de seringas, que serão utilizadas para a vacinação contra o Coronavírus na região. A entrega dos materiais contou com a presença da prefeita Margarida Salomão, do secretário de Estado da Saúde, Carlos Eduardo Amaral e da secretária de Saúde, Ana Pimentel. 

Ao todo, foram entregues 294 mil unidades para a Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora, as quais serão distribuídas para outros 37 municípios, abrangendo cerca de 670 mil pessoas.

Na coletiva de imprensa, Zema comenta sobre o planejamento feito pelo seu Governo, que adquiriu 50 milhões de seringas agulhadas, de forma antecipada:

“Desde o início da pandemia temos tentado planejar com a maior antecedência possível todos os fatos. A aquisição das seringas e agulhas demonstra isso claramente. Ninguém estava pensando neste insumo e já em setembro e outubro do ano passado já estávamos adquirindo este material. Ele chegou há algum tempo e já está sendo distribuído”, afirmou o governador.

Dentre as unidades adquiridas, 21 milhões já chegaram à Central Estadual de Rede Frios da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), em Belo Horizonte, que iniciou a distribuição por todo o estado por meio das superintendências e regionais de Saúde. Aproximadamente 7 milhões de unidades estão a caminho ou já chegaram a 21 das 28 Regionais de Saúde espalhadas pelo estado. A expectativa é de que até esta segunda-feira (18), todas já terão as seringas disponíveis.

Vacinação em Juiz de Fora

Na coletiva, a Secretária de Saúde, Ana Pimentel, diz que o município “está preparado para iniciar a imunização a partir do momento em que as doses chegarem à cidade. Os profissionais estão capacitados à rede de frio, na qual os imunizantes serão armazenados e a logística de distribuição dentro do território local está estruturada”. Quanto aos grupos prioritários, estes serão definidos conforme as orientações do Ministério da Saúde. 

Ampliação dos leitos

A Secretaria de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), trabalha para ampliar os leitos de UTI, destinados aos pacientes infectados pelo Covid-19. Mais sete serão criados de imediato, sendo dois no Hospital Geraldo Mozart Teixeira (HPS) e outros cinco no Hospital Universitário (HU). Assim, Juiz de Fora passará a dispor de 206 leitos do Sistema Único de Saúde, dos quais 107 exclusivos para pacientes com coronavírus.

Aquisição de Câmaras Frias

Outra questão importante adotada pelo Governo do estado, foi a compra de 617 câmaras frias, as quais serão utilizadas para armazenar as vacinas. A estratégia começou a ser elaborada em setembro do ano passado, por meio do Plano de Contingenciamento para Vacinação contra a Covid-19.

Zema dá destaque às ações tomadas pela atual gestão estadual, que resultaram na compra dos insumos e materiais, a fim de garantir mais agilidade na aplicação das vacinas na população mineira, a partir do momento em que for distribuída pela União por meio do Plano Nacional de Imunização. Reforça também que o trabalho exercido pelo Governo permitiu que o estado combatesse a pandemia de forma mais eficaz:

“Desde o início fomos ágeis em tomarmos medidas. Praticamente dobramos o número de leitos de UTI e de enfermaria e adquirimos os respiradores mais em conta do Brasil, porque antecipamos a demanda. Esta segunda onda da pandemia tem exigido um esforço muito grande do setor da saúde, mas devido a este fortalecimento da rede temos conseguido atender todos os mineiros”, disse Zema.

Auxílio para crianças amazonenses

O Governador falou na coletiva, que irá disponibilizar leitos pediátricos de UTI, a serem utilizados para ajudar as crianças amazonenses, que vivem em Minas Gerais. Zema destaca a importância de prestar apoio ao estado do Amazonas o mais rápido possível, uma vez que o estado vive cenário grave por conta do avanço da pandemia:

“Estamos acertando com o governo do Amazonas para que leitos de UTI’s infantis sejam disponibilizados e cedidos para o estado. Estaremos recebendo pacientes infantis em Minas Gerais para que o estado do Amazonas tenha um certo alívio da sobrecarga deste momento. É hora de unirmos esforços”, disse Zema.

Para o secretário de Estado de Saúde, o médico Carlos Eduardo Amaral, a ajuda do governo mineiro é viável graças à baixa ocupação de leitos pediátricos em Minas Gerais. “Recebemos a solicitação do Ministério da Saúde para socorro ao Amazonas. Neste momento, a secretaria está se preparando para receber essas crianças. É importante lembrar que temos uma ocupação baixa de leitos pediátricos no estado, diferente da ocupação de leitos de adultos. Temos que lembrar que o SUS é um sistema único, precisamos apoiar o Amazonas neste momento”, reforçou o secretário.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.