Comissão da Mulher faz planejamento sobre a programação do mês de março

As representantes da Comissão da Mulher, Vereadoras Laiz Perrut (PT), Tallia Sobral (PSOL), Cida Oliveira (PT) e a suplente Kátia Franco (PSC), se reuniram na quinta-feira (14), para discutir duas pautas importantes: as ações planejadas para o mês de março, em que se comemora o Dia da Mulher e a organização da 3ª edição da Menção Honrosa Vereadora Vera Faria, no qual faz homenagem a mulheres de diferentes áreas de atuação em Juiz de Fora. 

Durante o encontro, Tallia Sobral cita que por conta da pandemia do Coronavírus, as ações presenciais vão depender dos dados referentes à ocupação de leitos de UTI públicas e particulares, da testagem, bem como do cenário no município. Destaca também que o tradicional café da manhã oferecido às mulheres, foi descartado, levanto em conta os protocolos sanitários. 

Além disso, fala sobre os planos traçados: “Focar em projetos e ações políticas. A situação da Casa Abrigo, fechada desde 2013, por exemplo, é um ponto fundamental a ser trazido”, destaca.

Na reunião, ela relembra também sobre os três anos do assassinato da vereadora Mariele Franco em 14 de março, e as ameaças de morte feitas à deputada estadual Talíria Petrone (PSOL) e à vereadora de Curitiba Carol Dartora (PT). Diante dos crimes políticos cometidos contra mulheres eleitas, foram abertas discussões sobre Projeto de Lei, e medidas efetivas de proteção. Cida Oliveira lembrou ainda a importância de trabalhar projetos de lei que efetivem políticas públicas. 

Outro assunto comentado durante o encontro, foi sobre a menção honrosa. As vereadoras discutem sobre uma possível parceria com a televisão, como alternativa à entrega de medalhas, caso não seja possível a realização de eventos em meio a pandemia. Os vereadores terão até o dia 1º de fevereiro para a indicação dos nomes agraciados. A JFTV Câmara aparece também como parte da programação das comemorações do dia 8 de março. A ideia é que haja uma grade voltada para mulheres, além da produção de material educativo e representativo sobre as lutas e conquistas femininas. 

A presidente da comissão, Laiz Perrut, fala sobre o momento especial de liderar o grupo e destaca as participações das quatro integrantes: “Estamos programando ações intensas para colocar em evidência o quão importante é lembrar as conquistas e as lutas das mulheres. É a primeira reunião de uma comissão das mulheres composta só por mulheres”.




    Receba nossa Newsletter gratuitamente


    Digite a palavra e tecle Enter.